Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Ministério da Saúde confirma mais 19 casos na Praia e seis pessoas com alta hospitalar

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – O Ministério da Saúde confirmou os 19 casos anunciados na manhã de hoje, informando também que mais seis pessoas tiveram alta hospitalar, todas na cidade da Praia.

De acordo com o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, na habitual conferência de imprensa de actualização da pandemia no País, foram analisadas nas últimas 24 horas 88 amostras, sendo 65 para fim de diagnóstico e 23 amostras que eram de controlo.

O médico disse que dos resultados obtidos, foram confirmados 19 casos, todos no concelho da Praia, sendo que 15 eram de pessoas que são contactos de casos conhecidos e quatro de casos suspeitos, ou seja, apresentavam sintomas.

Entretanto, para actualizar os dados, o responsável confirmou a existência de mais três casos que ainda não tinham sido contabilizados, realçando não ser novos casos.

“Em relação a ontem, houve uma revisão dos dados disponíveis e verificou-se que havia três casos que não tinham sido contabilizados, mas foram actualizados. Não são casos novos, mas sim que ainda não tinham sido comunicados”, disse.

Assim, Cabo Verde contabiliza 289 o total de infectados, sendo que a ilha de Santiago regista 230 casos, dos quais 226 no concelho da Praia, dois em São Domingos e dois no Tarrafal, 56 na ilha da Vista, três em São Vicente, assinalando ainda 61 recuperados.

Instado sobre quando o arquipélago poderá registar o pico da pandemia, esclareceu que do seu ponto de vista, o país está neste momento na fase ascendente da curva epidérmica e se continuar assim, talvez para o final deste mês poder-se -á atingir o pico.

“É uma análise que deve ser feita diariamente ou com alguma regularidade, conforme as informações que vamos tendo com os testes que são realizados”, apontou.

Ajuntou que na capital do país a situação “é especial”, com muitas restrições, esperando que se continue com essa dinâmica, para não haver um pico excessivo e perda de controlo da situação.

Hoje, o Presidente da República anuncia se vai ou não prorrogar o estado de emergência em vigor nas ilhas da Boa Vista e de Santiago, que termina às 24:00 de 14 de Maio, depois do seu alargamento por mais 12 dias desde às 00:00 do dia 03 de Maio.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infectou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

HR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos