Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Mais um caso positivo na Boa Vista e dois  “inconclusivos” na Cidade da Praia (ACTUALIZADA)

Cidade da Praia,   28 Mar (Inforpress) –  O  ministro da Saúde anunciou hoje mais  um caso  positivo de Covid-19, na ilha da Boa Vista, dois “inconclusivos”, na Cidade da Praia,  num total de 13 testes realizados a casos suspeitos.

Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação do novo coronavírus (Covid-19), em Cabo Verde,   Arlindo do Rosário informou  que o teste positivo revelado hoje se trata de um técnico de manutenção de equipamento, que se encontrava em quarentena no Hotel Karamboa, na ilha da Boa Vista.

Quanto aos casos “inconclusivos”, o ministro adiantou que se trata de duas crianças, cujos testes vão ser repetidos ainda hoje para se ter resultados “mais definitivos” este domingo.

O ministro realçou, por outro lado, o que tem sido feito a nível da  Protecção Civil e dos serviços de Saúde, no reforço da capacidade  de investigação,   no diagnóstico e nos equipamentos.

“Queremos realçar também a atitude da população que vem acatando as medidas  e as indicações que  vem sendo dadas”, acrescentou Arlindo do Rosário, que se mostrou “ convencido”  de que o País vai conseguir “o melhor cenário possível” neste combate contra a covid-19.

O ministro avançou ainda que já  se encontra disponível  no País testes e equipamentos  de protecção individual, sendo 48 mil máscaras cirúrgicas e 52 mil descartáveis, para além de fardas e outros equipamentos.

“Estamos com alguma capacidade de resposta, sendo certo que nos próximos dias  irão chegar mais equipamentos e outras na área médico/hospitalar “, indicou o governante.

Em relação ao estado de emergência decretado hoje pelo Presidente da República, informou que todas as estruturas de Saúde já têm as directrizes  no sentido de reorganizar os serviços de atendimento.

“A população terá  informações dessa medida de forma muito clara e tenho certeza  que nessa situação teremos que ter essa priorização dos serviços”, notou.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo  quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia, ficando por confirmar os dois testes “inconclusivos”.

Entre os três casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

OM/AA

Inforpress/ Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos