Covid-19/ Ligações inter-ilhas: Governo garante que com mais pontos de realização de teste a situação de aglomeração de pessoas vai normalizar-se (c/áudio)

Cidade da Praia, 15 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro assegurou hoje que estão a trabalhar para criar mais pontos de atendimento de realização de testes, para evitar aglomeração de pessoas que se tem verificado ultimamente nas delegacias de saúde da Praia e do Sal.

Com a retoma das ligações aéreas e marítimas inter-ilhas, os passageiros que queiram sair das ilhas de Santiago e do Sal terão que apresentar testes rápidos de covid-19 com resultados negativos relativos às últimas 72 horas.

Com esta exigência, nos últimos dias tem-se verificado uma aglomeração de pessoas nas delegacias de Saúde da Praia e na Ilha do Sal.

Questionado sobre essa situação, no final de uma cerimónia de assinatura de contratos com 57 novos colaboradores da Correios de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva esclareceu que já estão a diversificar e a criar “melhores condições” para as pessoas poderem aceder aos testes, não só nas delegacias de saúde, como nos centros de saúde e nos laboratórios privados.

“É evidente que o começo provoca sempre esses efeitos de alguma provocação de efeitos de muita pessoa a procurar satisfazer as necessidades de imediato, mas com mais pontos de atendimento isto vai normalizar-se. É isto que está em trabalho e seguramente vai acontecer”, afiançou.

As ligações aéreas e marítimas entre as ilhas, que estavam suspensas por mais de três meses, devido à pandemia da covid-19, foram hoje retomadas com uma série de medidas e “precauções redobradas” de controlo sanitário.

Em declarações à Inforpress, o director dos Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV), Luís Quinta, explicou que para esta quarta-feira estão previstos três destinos: Praia/Sal às 07:00, Praia/São Nicolau às 12:15 e Praia/São Vicente às 14:35.

O responsável da ex-companhia Binter Cabo Verde assegurou que a taxa de ocupação tem variado com destinos a 50, 60 e 80%, realçando que a rota Praia/São Vicente está completamente cheia.

“Os voos internacionais ainda não estão abertos, portanto, tem tido um impacto grande no nosso número de passageiros a nível de emigrantes, de turistas e de profissionais que queiram fazer trabalho em Cabo Verde, e contamos que em Agosto já comece a aumentar mais a procura”, referiu.

Segundo informações disponibilizadas no site da Cabo Verde Interilhas (CV Interilhas), para esta quarta-feira está prevista a ligação Praia /Maio a partir das 07.00.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos