Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Líderes comunitários ajudam o sector da saúde na comunicação e informação sobre o vírus

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) disse hoje que a estratégia de comunicação e informação desenhada pelo instituto sobre a covid-19 tem vindo a ser massificada a nível nacional com o apoio dos líderes comunitários.

Maria da Luz Mendonça, que participava na habitual conferência de imprensa para se fazer o ponto da situação da evolução da pandemia no País, avançou que desde a primeira hora todo o processo de comunicação e informação está sendo feito em parceria com líderes comunitários e Organizações Não governamentais (ONG).

Isso porque, explicou, são eles os parceiros que conseguem chegar às comunidades onde a rádio e a televisão não alcançam, devido a falta de energia ou outros problemas de cariz tecnológico.

Referiu ainda que nos primeiros tempos do novo coronavírus houve uma primeira acção de capacitação destinada a diferentes parceiros sobre o que era o vírus.

A responsável anunciou que dentro de dias vai-se actualizar a formação, incidindo mais sobre os novos procedimentos a ter em conta com a pandemia.

Para além de formação aos parceiros, o director Nacional da Saúde, Artur Correia complementou a resposta da presidente do INSP, sublinhado que a linha verde foi, desde a primeira hora, uma boa prática para informação e diálogo com as pessoas sobre a covid-19.

Considerou, por outro lado, tratar-se de um contacto próximo da população e que tem dado bons resultados.

O dia de hoje serviu ainda para a presidente do INSP esclarecer, em crioulo, algumas questões sobre a covid-19, em como se pode apanhar a doença, os sintomas, a transmissão e cuidados a ter em conta.

Até hoje, o País registou 191 casos, sendo que desses 68% são do concelho da Praia, tendo a Boa Vista continuado estável.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos