Covid 19: INSP confirma que 87% das amostras enviadas ao Instituto Pasteur revelaram presença da ómicron

Cidade da Praia, 04 Jan (Inforpress) – O Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) precisou hoje que 87 por cento (%) das cerca de trezentas amostras enviadas ao Instituto Pasteur, de Dakar, confirmaram a presença da variante ómicron em Cabo Verde.

De acordo com um comunicado do INSP, as amostras processadas nos laboratórios de virologia do País, através da técnica PCR-RT, já demonstravam que os vírus identificados continham alguma mutação, provavelmente ómicron, mas, carecia de confirmação por parte do laboratório regional de referência para a sequenciação genómica, no Senegal (Instituto Pasteur, de Dakar).

“O aumento exponencial de casos de covid-19 verificado no país, nos últimos dias, fez suspeitar da circulação da variante ómicron. Há menos de uma semana, foram enviadas para esse laboratório, cerca de trezentas amostras, das quais foram processadas 202 que confirmaram a presença da variante ómicron em 87% das amostras processadas”, avançou a mesma fonte.

As amostras enviadas foram, sobretudo, da Ilha de Santiago, mas a ser envidados esforços junto da companhia aérea e dos transportes marítimos para que, nos próximos dias, sejam enviadas amostras referentes às outras ilhas para a sequenciação genómica.

O Instituto Nacional de Saúde Pública alerta que a variante ómicron é mais contagiosa do que as variantes anteriores, pelo que, reforça o apelo a toda a população cabo-verdiana para uma adesão massiva à vacinação e a redobrar os esforços na implementação das medidas preventivas.

ET/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos