Cidade da Praia 25 Jul (Inforpress) – O colectivo da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) participou hoje na plantação de árvores fruteiras no Estádio Nacional, respondendo a um convite da gestão do estádio, que actualmente funciona como hospital de campanha para doentes de covid-19.
Trata-se de uma acção que se enquadra na iniciativa “um recuperado da covid-19 uma árvore fruteira” que, segundo o gestor do Estádio Nacional, Orlandinho Mascarenhas, visa, por um lado, marcar de “forma positiva” a passagem de todos os pacientes de covid-19 nesse hospital de campanha e, por outro lado, criar um espaço verde naquela que é a maior infra-estrutura desportiva do país.
“A ideia da plantação é importante porque acaba por criar um espaço verde ao redor do estádio, mas a nossa intenção com esse gesto é também para que as pessoas tenham a real ideia da situação em que estamos a viver. Temos estado a ver reportagens que mostram que as pessoas ainda não estão com consciência daquilo que está á acontecer”, disse.
Por isso a ideia de também associar os jornalistas e os órgãos de comunicação social nesta iniciativa.
“Sabemos que cada acção de sensibilização conta. Então é neste sentido que estamos receber-vos aqui e espero seja mais um contributo para engrandecer essa causa da luta contra a covid-19”, disse o gestor adiantando que é também uma forma de reconhecer o trabalho que toda uma equipa de profissionais realiza para manter o bom funcionamento do estádio e do hospital de campanha.
“Também é uma forma de agradecer a essas pessoas, ao pessoal médico, à polícia, aos militares, às pessoas que trabalham na limpeza e na distribuição de alimentos e outros”, disse.
Da parte da Inforpress a gestora executiva, Jacqueline Furtado, agradeceu o convite e enalteceu o contributo da Agência de Notícias, enquanto instituição que também está na linha da frente a dar o seu contributo nesta luta, que afirma ser de todos.
Segundo Orlando Mascarenhas ao todo já foram fixadas cerca de 200 plantas fruteiras e a campanha vai continuar com doentes recuperados e profissionais de outros instituições como forma de engrandecer essa iniciativa que visa também o combate ao estigma.
Cabo Verde registou nas últimas 24 horas 38 novos casos de covid-19 e 147 recuperados.
Com a actualizaçção dos dados de hoje o país passa a contabilizar 971 casos activos e 1.363 casos recuperados, 22 óbitos e dois transferidos perfazendo um total acumulado de 2.258 casos positivos, de acordo com as autoridades sanitárias.
A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte de 639.981 pessoas em todo o mundo e infectou 15.815.830, em 196 países, de acordo com o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).
MJB/HF
Inforpress/Fim