Covid-19/Ilha do Sal: Autoridades sanitárias equipam Casa Presidencial para acolher possíveis casos

Espargos, 18 Mar (Inforpress) – As autoridades sanitárias, na ilha do Sal, estão a preparar a antiga Casa Presidencial, na zona da Madama, para fazer face a eventuais casos de coronavírus (Covid-19), apetrechando-a com camas, aspiradores e outras ferramentas.

Embora não se tenha registado, no Sal, nenhum caso de pessoas infectadas pelo coronavírus, segundo os técnicos de saúde, as autoridades sanitárias locais estão a tomar medidas para evitar o risco de propagação do vírus na ilha mais turística do país, tendo as portas da antiga Casa Presidencial sido abertas na manhã de hoje, para acolher pessoas com possível infecção provocada pelo Covid-19.

A Casa Presidencial improvisada para o efeito poderá acolher até 12 pessoas, contando com quartos para casos suspeitos e aposentos para casos confirmados, além de espaços para a equipa médica.

Perante a instalação dos equipamentos suporte em casos de problemas respiratórios, o delegado de Saúde José Rui Moreira explicou que os ventiladores só serão utilizados caso haver essa necessidade.

“Estamos munidos de aspiradores e outros métodos de suporte, mas os ventiladores só serão utilizados, havendo necessidade, em casos de insuficiências respiratórias”, esclareceu o médico, calculando que três ventiladores são suficientes para fazer face a possíveis situações.

Por outro lado, José Rui Moreira destacou a importância da protecção individual para os técnicos de saúde e possíveis doentes, já que alguns hotéis, por exemplo, não têm médicos, e mesmo os terapeutas podem não ter equipamento de protecção individual, o que dificulta uma directa abordagem ao doente no quarto do hotel, devendo ser feita através do telefone.

“Os médicos e os técnicos de saúde devem estar munidos de equipamentos de protecção para atender e examinar a pessoa”, observou.

José Rui conclui, tranquilizando a população de que não se registou ainda nenhum caso suspeito ou confirmado de Covid-19 no Sal.

SC/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos