Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – O Governo decidiu prorrogar a situação de contingência em Cabo Verde por mais 30 dias, tendo como base a evolução da situação epidemiológica e do processo de vacinação.
Conforme a publicação no Boletim Oficial, apesar da dinâmica globalmente positiva que o processo de vacinação contra a covid-19 tem registado no país, constata-se ainda alguma assimetria ao nível da situação específica dos diferentes concelhos, com destaque para aqueles onde a população com pelo menos uma dose de vacina ronda os 50 por cento (%), situando-se claramente abaixo da média nacional.
A análise efectuada pela Direção Nacional de Saúde quanto à evolução que os dados epidemiológicos conheceram nos diferentes concelhos nas últimas semanas, aponta para uma relativa desaceleração e estabilização do índice de transmissibilidade da doença em Cabo Verde, suportada, nomeadamente, pela diminuição das taxas de incidência acumulada e de positividade.
“Neste momento, 36% da população elegível residente no país já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 e em que 75% já foi inoculada com pelo menos uma dose da vacina”, pode-se ler no documento.
Conforme a mesma fonte, o funcionamento de estabelecimentos de consumo de bebidas alcoólicas, nomeadamente bares e lounge bar, o atendimento ao público em restaurantes, locais de venda ou consumo de refeições rápidas e similares estarão autorizados a funcionar de acordo com a última resolução aprovada a 30 de Julho.
Nos mesmos moldes, estão autorizados o acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento rural, a ginásios e demais estabelecimentos comerciais, bem como a realização de atividades públicas, desportivas, artísticas, culturais, recreativas, de lazer, corporativas ou familiares.
Contudo, mantém-se vedada a actividade de dança, nomeadamente em discotecas, clubes, pub dancing, salões e locais onde se realizam festas, que podem, no entanto, funcionar enquanto lounge bar, desde que devidamente autorizados para esse efeito.
Da mesma forma, ficam encerradas e proibidas, em todo o país, as instalações de actividades públicas, desportivas, artísticas, culturais, recreativas e de lazer, quando realizadas em condições que não cumpram com as regras sanitárias, especificamente aprovadas para o efeito, designadamente quanto à obrigatoriedade de apresentação do certificado covid.
A situação de contingência começa a partir de hoje e vigora até 30 de Novembro.
Cabo Verde contabilizava, até quinta-feira, 537 casos activos, 36.676 casos recuperados, 339 óbitos, 15 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total acumulado de 37.576 casos positivos.
HR/CP
Inforpress/Fim