Covid-19: Governo diz já ter garantido recursos para materializar plano de vacinação

Cidade da Praia, 21 Jan (Inforpress) – O governo anunciou hoje em comunicado que já tem garantido os recursos para materializar o plano de vacinação contra a covid-19, tendo já sido mobilizados 5 milhões de dólares junto do Banco Mundial.

Na mesma nota, o executivo avançou ainda que mais 10 milhões estão sendo mobilizados no quadro de um projecto regional.

“A vacinação dos cabo-verdianos contra a covid-19 ocupa a primeira linha de prioridades do Governo e assim tem sentido de imperatividade na execução do Orçamento do Estado 2021”, lê-se.

Ainda no comunicado o Governo de Ulisses Correia e Silva avançou que vai garantir a vacinação de pelo menos 95% da população de risco na primeira fase, tendo como prioridade os profissionais de saúde seguindo-se as pessoas com maior risco, a Polícia Nacional, a Proteção Civil e as Forças Armadas, que estão na linha da frente.

Também da lista prioritárias constam, segundo o Governo, as pessoas que trabalham no domínio do turismo, no sentido de dar mais segurança aos turistas.

“O Governo de Cabo Verde está a seguir as melhores práticas internacionais para que o processo de vacinação dos cabo-verdianos decorra da melhor forma possível”, diz o executivo, afirmando que a mobilização da vacina está a ser feita utilizando uma abordagem assente em três eixos: comercial, político diplomático e em colaboração com os parceiros internacionais, inclusive o Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial.

Finalizando, o Governo apelou à serenidade no tratamento da problemática da pandemia da covid-19 “que é de elevada sensibilidade para todos os cabo-verdianos e cujo combate requer o contributo responsável de todos”.

GSF/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos