Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Covid-19: Fumadores e doentes com DPOC têm risco aumentado de desenvolver casos graves

Redacção, 09 Abr (Inforpress) – A European Lung Foundation deu hoje a conhecer um estudo que mostra que os doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e ex-fumadores têm um risco acrescido de desenvolver complicações graves em caso de infecção com covid-19.

No estudo, publicado no European Respiratory Journal, conclui-se que os doentes com DPOC e actuais fumadores possuem níveis mais altos da enzima conversora da angiotensina II (ECA-II), que aumenta o seu risco de vir a ter complicações graves em caso de infecção por covid-19.

“Os dados recolhidos na China sugerem que pacientes com DPOC correm maior risco de ter casos mais graves quando infectados com covid-19. Por isso, colocámos a hipótese de que isso ocorre porque os níveis de ECA-II nas vias aéreas estão aumentados em comparação com pessoas sem DPOC”, explica Janice Leung, especialista da universidade British Columbia e do St. Paul’s Hospital, em Vancouver, no Canadá.

A equipa de investigadores estudou amostras retiradas dos pulmões de 21 pacientes com DPOC e 21 sem a doença, medindo em todos eles o nível de ECA-II e comparando-o em pessoas que nunca fumaram, fumadores activos e ex-fumadores.

Os resultados obtidos mostraram que não só os doentes com DPOC têm níveis mais altos de ECA-II, como estes níveis eram também mais altos em fumadores activos.

Por isso, sublinha a médica, “pacientes com DPOC devem respeitar estritamente o distanciamento social e fazer uma higiene adequada das mãos para evitar infecções”.

O novo estudo mostra também que os níveis de ACE-II em ex-fumadores são inferiores aos registados junto de fumadores activos, o que leva Janice Leung a afirmar que este pode ser o momento ideal para deixar de fumar.

“Descobrimos que ex-fumadores tinham níveis semelhantes de ACE-II aos de pessoas que nunca fumaram, o que sugere que este pode ser o melhor momento para parar de fumar e proteger-se da covid-19”, aconselha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos