Covid-19: França pretende continuar a trazer apoio ao povo cabo-verdiano – embaixador

Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – O embaixador da França em Cabo Verde assegurou hoje que o seu país pretende continuar a trazer “apoio concreto” ao povo cabo-verdiano, de modo a contribuir para o aceleramento da campanha de vacinação no arquipélago.

“A França, tal como outros países, tem garantido a sua contribuição, sobretudo através da União Europeia, em que se apresenta entre os principais parceiros, principalmente no quadro do mecanismo Covax”, referiu o diplomata.

Em declarações à Inforpress, na Cidade da Praia, Olivier Serot Almeras afirmou que o contexto actual da pandemia da covid-19 preocupa os governantes dos dois países e os respectivos povos, e avançou que a França pretende continuar a trazer “um apoio concreto” ao povo cabo-verdiano, como tem feito a nível do continente africano.

Segundo o embaixador, graças ao mecanismo Covax, 127 países receberam mais de 72 milhões de doses de vacinas, o que significa que cerca de 21,8 milhões de doses foram entregues a 43 países africanos.

“O Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, recordou várias vezes que a solidariedade internacional dos países com economias desenvolvidas deve estar presente para lutar eficazmente contra a pandemia e para acelerar as campanhas de vacinação”, recordou a mesma fonte.

Ademais, continuou o embaixador, a França foi “um dos primeiros países” que afirmou a sua vontade de doar doses de vacinas “seguras, eficazes e homologadas pela OMS”, em complemento à sua contribuição financeira.

A luz deste compromisso, e no quadro do mecanismo Covax, assegurou que Cabo Verde já recebeu da França mais de 30. 000 doses de vacinas, que, segundo o diplomata, vão contribuir para acelerar a campanha de vacinação no arquipélago.

Cabo Verde já recebeu cerca de 85 mil doses de vacina através do mecanismo Covax e de Portugal no âmbito do pedido de apoio formulado pelo Governo cabo-verdiano, perante o agravamento da situação pandémica registada no País.

A pandemia da covid-19 já fez pelo menos 3.731.297 mortos e mais de 173.202.950 infectados em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

AV/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos