São Filipe, 18 Jan (Inforpress) – O município de São Filipe “não tem neste momento nenhum caso activo da covid-19”, tendo registado na última semana apenas três casos positivos no universo de 386 amostras analisadas, correspondendo a 0,8 por cento (%).
A delegada de Saúde de São Filipe, Joana Alves, ao apresentar, hoje, os dados da última semana, no encontro semanal com os integrantes da equipa multidisciplinar de combate à pandemia da covid-19 no município de São Filipe, defendeu que, apesar de a ilha passar de estado de calamidade para contingência, o momento “não é de baixar a guarda” e destacou a necessidade de reforço na fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias em vigor.
A delegada de Saúde indicou que apesar da estabilização da situação da covid-19, fruto de trabalho da equipa multidisciplinar, é preciso continuar com os trabalhos para “zerar a situação e evitar uma segunda vaga”, lembrando que a segunda vaga nos Mosteiros está a ter mais impacto do que a primeira, não querendo situação similar para o município de São Filipe.
O responsável da Polícia Nacional que integra a equipa de trabalho garantiu que esta instituição vai continuar a fiscalizar o cumprimento de todas as medidas sanitárias no quadro do combate à pandemia.
O director do hospital regional e da região sanitária, Evandro Monteiro, por seu lado, disse que neste momento a “preocupação maior” da equipa e da própria população está relacionada com a necessidade de realização de testes das pessoas que se deslocam da ilha de Santiago para a do Fogo, permitindo assim as autoridades sanitárias controlar a situação interna e facilitar o trabalho.
Os dados gerais apontam neste momento para um total de 37 casos activos distribuídos pelos municípios dos Mosteiros, com 26, e Santa Catarina do Fogo, com 11.
A ilha do Fogo contabiliza neste momento 1.902 casos acumulados da covid-19 desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020.
Santa Catarina conta 88 casos acumulados, Mosteiros 393 e São Filipe com 1.421 casos.
O total de recuperados é de 1.857, sendo Santa Catarina com 76, Mosteiros 366 e São Filipe 1.415, e seis óbitos, quatro em São Filipe, um nos Mosteiros e outro em Santa Catarina.
JR/AA
Inforpress/Fim