Covid-19/Fogo: São Filipe com situação estacionária da covid-19 na última semana

São Filipe, 11 Jan (Inforpress) – O município de São Filipe registou, na última semana, 12 casos positivos num universo de 433 amostras analisadas, correspondendo a 2,8 por cento (%), com um ligeiro aumento em relação à semana anterior, mais dois casos.

Os dados foram divulgados hoje pela delegada de Saúde, Joana Alves, no encontro semanal com os integrantes da equipa multidisciplinar de combate à pandemia de covid-19 no município de São Filipe, e mesmo assim os membros da equipa defenderam a necessidade de manter o foco e não relaxar perante os resultados até zerar os casos.

Os casos activos no município de São Filipe estão distribuídos por seis localidades, sendo dois bairros da cidade e quatro zonas rurais, o que tem permitido a equipa de acompanhamento efectuar, em algumas situações, mais do que uma visita às pessoas que estão em quarentena domiciliar.

A equipa de acompanhamento e de fiscalização procedeu na última semana à distribuição gratuita de mais de 300 máscaras e 30 viseiras às pessoas com mais dificuldades e vendedeiras de ruas, de um lote de mil máscaras e 50 viseiras que foram disponibilizados pela câmara de São Filipe, devendo continuar a efectuar a distribuição nesta semana.

Com a situação que se regista neste momento, quer no município de São Filipe, como em Santa Catarina do Fogo e nos Mosteiros, espera-se que o estado de calamidade em vigor ainda a nível da ilha seja levantado e passando a vigorar o estado de emergência.

Durante a reunião o comandante do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Edson Alfama, avançou que o contingente militar que se encontra na ilha desde meados de Setembro de 2020 regressará à cidade da Praia no decorrer desta semana já que a situação não requer esta presença, apesar de algumas pessoas defenderem que ainda é cedo para que deixem a ilha do Fogo.

Os dados gerais apontam neste momento para um total de 38 casos activos distribuídos por Mosteiros com 22, São Filipe com 13 e Santa Catarina do Fogo com três casos activos.

Neste momento a ilha do Fogo, contabiliza um total de 1.864 casos acumulados da covid-19 desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020, sendo Santa Catarina com 79 casos acumulados, Mosteiros com 367 e São Filipe com 1.418 casos e 1.7818 recuperados sendo Santa Catarina com 75, Mosteiros 345 e São Filipe 1.398, e seis óbitos, quatro em São Filipe e um nos Mosteiros e outro em Santa Catarina.

Ainda no quadro da covid-19 as igrejas do nazareno a nível da ilha do Fogo têm estado a apoiar crianças com mais necessidades com materiais escolares, sendo que a igreja de São Filipe em parceria com a delegação do Ministério da Educação contemplou 25 alunos da escola de Santa Filomena com mochilas contendo materiais, devendo efectuar esta semana distribuição para a zona alta do norte do município de São Filipe.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos