São Filipe, 07 Nov (Inforpress) – O município de São Filipe, o principal epicentro de infecção pela covid-19 na ilha do Fogo, registou hoje mais 22 positivos, disse a Inforpress o director do hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro.
Os novos casos positivos resultaram das amostras processadas na sexta-feira pelo laboratório do hospital São Francisco de Assis, que tem capacidade diária para efectuar o máximo de 96 testes PCR (Polymerase Chain Reaction) à Covid-19.
Os municípios de Santa Catarina do Fogo e dos Mosteiros não registaram hoje quaisquer casos positivos de infecção pelo novo coronavírus.
Com os dados de hoje a ilha do Fogo já ultrapassou a barreira dos 700 casos acumulados da covid-19, desde o surgimento do primeiro caso, a 17 de Agosto, sendo 181 dos Mosteiros, 514 de São Filipe, e, 27 em Santa Catarina, com um total de seis óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (04).
Assim, em termos de casos activos, a ilha ultrapassa os 200, sendo 204 em São Filipe, 11 nos Mosteiros e 12 em Santa Catarina do Fogo, número que poderá diminuir após a publicação do total de recuperados nas últimas 24 horas.
São Filipe, município, mas sobretudo a cidade de São Filipe, contabiliza mais de 500 dos 722 casos acumulados da covid-19, representando mais de dois terços do total, sendo que mais de 90 por cento (%) dos casos ocorridos no município de São Filipe concentra na zona urbana.
Cabo Verde regista, neste momento, 759 casos activos, 8.363 casos recuperados, 100 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 9.224 casos acumulados da infecção pelo novo coronavírus.
JR/CP
Inforpress/Fim