Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Fogo: Perto de mil pessoas estão imunizadas com as duas doses de vacinas – delegada Saúde

São Filipe, 19 Jul (Inforpress) – A delegada de Saúde de São Filipe, Joana Alves, indicou hoje que perto de um milhar de pessoas estão imunizadas com as duas doses da vacina AstraZeneca.

Segundo os dados disponibilizados hoje pela delegada de Saúde de São Filipe, até o dia 16 de Julho, 863 pessoas tinham recebido as duas doses de vacinas, salientando que até o mesmo dia, um total de 4.243 pessoas tinham sido vacinadas a nível do município, correspondendo a um terço da população elegível para a vacinação.

Joana Alves indicou que nos dias 15 e 16 de Julho, foram realizadas vacinação nos bairros de Santa Filomena e Congresso, com uma boa participação das pessoas, sendo que hoje a equipa móvel deslocou-se a Curral Grande para a vacinação, devendo deslocar-se na terça-feira, 20, a localidade de Patim com a mesma finalidade.

Durante o encontro da equipa de “task force” de luta contra a covid-19 no município de São Filipe, a delegada de Saúde indicou que na última semana foram registados um total de 44 casos positivos na sequência de análises de 771 amostras, o que corresponde a 5.7 por cento (%) de positividade e mais dois óbitos.

Segundo a delegada, os dois óbitos eram dois indivíduos do sexo masculino na casa de 90 anos, um sem outras complicações de saúde e outro era hipertenso e com sequela de acidente vascular cerebral (AVC), mas nenhum dos dois tinham sido vacinados por impedimento dos familiares.

Os casos positivos estão distribuídos por 21 localidades do município, nomeadamente Luzia Nunes (seis), Congresso (cinco), Às-Hortas (quatro), Monte Grande, Aleixo Gomes e Curral Ochô (três), Achada Mentirosa, Santo António, Salto e Lém (dois) e Patim, Pé de Campo, Outra Banda, Velho Manuel, Cobom, Italiano, Cabeça Monte, Santa Filomena, Pé de Monte, Montinho e Xaguate (um).

Neste momento, a ilha contabiliza 72 casos activos, distribuídos pelos municípios de São Filipe 44, Mosteiros 19 e Santa Catarina nove casos.

Desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020, a ilha do Fogo aproxima-se dos três mil casos diagnosticados (2.985 casos acumulados da covid-19), distribuídos pelos municípios de Santa Catarina com 230 casos acumulados, Mosteiros com 654 e São Filipe com 1.904 casos e 2.550 recuperados sendo Santa Catarina com 177, Mosteiros 505 e São Filipe 2.101, e 14 óbitos, oito em São Filipe, três em Santa Catarina do Fogo e três nos Mosteiros.

Segundo a delegada de Saúde, neste momento encontra-se hospitalizado um paciente na casa dos 90 anos em estado grave.

JR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos