Covid-19/Fogo: Novo equipamento com capacidade para realizar 90 testes PCR/dia começou a funcionar no hospital regional

São Filipe, 19 Out (Inforpress) –  O novo equipamento com capacidade para realização de 90 testes PCR/dia, instalado no hospital regional São Francisco de Assis começou a funcionar hoje com análise de 50 amostras.

O resultado das análises será conhecido no final da tarde de hoje, segundo o director do hospital, Evandro Monteiro, que indicou que as primeiras amostras estão a ser processadas.

Com instalação e funcionamento do aparelho termociclador, o hospital regional passa a estudar, localmente, toda a população das ilhas do Fogo e da Brava com testes PCR, cujas amostras, a partir de hoje deixam de ser encaminhadas para o laboratório de virologia na Cidade da Praia.

Neste momento, o hospital dispõe de uma capacidade para realizar pelo menos mil testes PCR, o que corresponde a duas semanas, isto no caso de esgotar a capacidade do aparelho com realização de 90 testes/dia.

Além do novo aparelho instalado e que entrou hoje em funcionamento, o laboratório do hospital regional que foi reforçado com quadro técnico para dar respostas as situações, dispõe do aparelho instalado há pouco mais de um mês e com capacidade para realizar 20 a 25 testes PCR/dia que poderá, excepcionalmente funcionar, em caso de necessidade, segundo o director do hospital.

No final de semana (sábado e domingo) São Filipe contabilizou mais 12 novos casos positivos (10 no sábado e 02 no domingo) de um total de 74 amostras analisadas e hoje foram contabilizados mais dois novos casos de entre mais de 40 amostras analisadas até este momento, estando em processamento mais 50 amostras cujos resultados serão conhecidos no final do dia.

Com os últimos dados a ilha a passa a contabilizar, desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto até o dia 16 de Outubro, mais de três centenas casos acumulados da covid-19, sendo 168 nos Mosteiros, 134 em São Filipe, e, 12 em Santa Catarina, com um total de quatro óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (02).

Neste momento a ilha conta com pouco mais de quatro dezenas de casos positivos, sendo 41 em São Filipe e três em Santa Catarina do Fogo, sendo que Mosteiros há mais de três semanas que não tem casos activos.

Cabo Verde contabiliza 1.138 casos activos, 6.526 casos recuperados, 86 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total acumulado de 7.752 casos positivos.

JR/DR

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos