Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Fogo: Município de São Filipe com 55 casos activos disseminados por 18 comunidades

São Filipe, 03 Mai (Inforpress) – O município de São Filipe contabiliza neste momento um total de 55 casos activos da covid-19 disseminados por 18 comunidades, de entre bairros da cidade e comunidades do interior.

Na semana que terminou, no universo de 422 amostras analisadas foram contabilizados um total de 55 casos da covid-19, representando uma taxa de positividade de 13 por cento (%) e mais 40 casos que a semana antecedente, segundo a delegada de Saúde de São Filipe, Joana Alves.

Na reunião semanal da equipa de combate à pandemia da covid-19, a delegada de Saúde avançou que os bairros de Santa Filomena, com 14 casos activos, do Congresso, com sete casos, e a localidade de Penteada, com nove casos, são os sítios com maior incidência de casos, mas reportou ainda casos em Patim, Luzia Nunes, Lomba, Ponta Verde, São Domingos e alguns bairros da cidade.

Muitas das pessoas infectadas têm sintomas, incluindo jovens e crianças, e as autoridades sanitárias e municipais estão em articulação e a prepararem-se para enfrentar a situação nos próximos dias, que se prevê com “maior número de casos, sobretudo a nível dos transportes dos doentes”.

Os responsáveis da Saúde mostram-se preocupados com o incumprimento do isolamento domiciliar de algumas pessoas infectadas, por isso vai reforçar a fiscalização nesta matéria, mas também em relação às outras medidas sanitárias em vigor.

Como exemplo de incumprimento, as autoridades reportaram o de um jovem que apesar de testar positivo e de lhe ser informado, não respeitou o isolamento domiciliar e durante o período de festa foi visto nas corridas de cavalos e em alguns espaços públicos como bares e restaurantes, o que levou a delegacia a accionar a Policia Nacional.

Ao todo, a ilha contabiliza neste momento 64 casos activos, sendo 55 no município de São Filipe, seis nos Mosteiros e três em Santa Catarina do Fogo, e com uma pessoa hospitalizada no Hospital São Francisco de Assis.

Neste momento, a ilha do Fogo aproxima-se dos 2.200 casos acumulados da covid-19 (2.188) desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020, sendo Santa Catarina com 152 casos acumulados, Mosteiros com 436 e São Filipe com 1.600 casos e 2.114 recuperados sendo Santa Catarina com 148, Mosteiros 429 e São Filipe 1.537, e sete óbitos, cinco em São Filipe e um nos Mosteiros e outro em Santa Catarina.

Até este momento, a Delegacia de Saúde de São Filipe já vacinou seis dezenas de pessoas com idade superior a 60 anos, mas a delegada de Saúde indicou que na sequência de recomendações neste momento estão a ser vacinadas as pessoas com mais de 65 anos.

As pessoas com 60 anos que se inscreveram para as vacinas vão aguardar mais uns dias e as com idade superior a 65 anos que estão acamadas serão vacinadas nos próprios domicílios.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos