Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Fogo: Equipa multissectorial reforça medidas para combater propagação do vírus

São Filipe, 22 Abr (Inforpress) – Uma equipa multissectorial coordenada pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) está no terreno para reforçar a fiscalização das medidas sanitárias a combate a covid-19, no âmbito da resolução de Julho de 2020.

O comandante regional do SNPCB, Edson Alfama, disse à Inforpress que a equipa de fiscalização integra elementos de instituições como Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE), Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Polícia Nacional, delegacias de Saúde e câmaras municipais das ilhas do Fogo e Brava.

O objectivo, explicou, é fiscalizar as medidas e o cumprimento sanitário de não propagação da covid-19, mas também atribuição de selos de conformidade sanitária, sensibilizar os operadores económicos, sobretudo neste período de forte movimentação de pessoas devido a comemoração da época festiva da bandeira e do dia do município de São Filipe.

Segundo o mesmo, a fiscalização vai abranger toda a ilha, e decorre de 20 a 29 de Abril.

Apesar da decisão da câmara de São Filipe e da Casa da Bandeira, enquanto organizadores das festas do dia do município e da bandeira de São Filipe, respectivamente, da não realização de actividades que concentram grande número de pessoas, o certo é que já estão na ilha vários emigrantes, sobretudo dos Estados Unidos da América, e operadores económicos estão a anunciar nas redes sociais a realização de actividades musicais para a última semana de Abril.

Com relação a realização da corrida de cavalos, uma exigência dos proprietários de cavalos e da comissão organizadora da corrida, que inclusive entregaram à Delegacia de Saúde de São Filipe um plano de contingência para a realização da prova, a decisão ainda não foi tomada, devendo o vereador do desporto reunir-se sexta-feira, 23, com os proprietários para decidir sobre a sua realização e em que moldes, caso venha optar pela realização.

Neste momento, a ilha contabiliza 12 casos activos da covid-19, sendo seis no município de São Filipe, três nos Mosteiros e igual no município de Santa Catarina do Fogo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos