Covid-19/Fogo: Dia Internacional das Crianças sem quaisquer actividades devido a pandemia de novo coronavírus

São Filipe, 01 Jun (Inforpress) – O Dia Internacional das Crianças que hoje se assinala não é comemorado este ano, devido a pandemia de novo coronavírus (covid-19).

A responsável do Instituto Cabo-verdiano de Criança e Adolescente (ICCA) na região Fogo/Brava, Vanilda Correia, disse a Inforpress que não estão programadas quaisquer actividades para assinalar a data, apenas transmissão de mensagem através da rádio.

Segundo a mesma, dada às orientações recebidas pela direcção do ICCA e das autoridades sanitárias não serão realizadas actividades que aglomeram as pessoas e, por isso, quer o ICCA, quer as escolas e outras instituições que habitualmente assinalam o Dia Internacional das Crianças não programaram nenhuma acção.

Em relação a casos de abusos sexuais de crianças e adolescentes a nível da ilha, a responsável indicou que no segundo trimestre deste ano registou uma diminuição nas denúncias comparativamente com o período homólogo do ano passado.

Igualmente, a responsável do ICCA apontou que a instituição não tem recebido denúncias de trabalho infantil, mas como as crianças não estão a frequentar as escolas é possível que venham a ocorrer casos de trabalho infantil, mas o ICCA está atento a eventuais ocorrências.

Vanilda Correia admitiu que neste momento há mais crianças nas ruas, mas nas suas próprias áreas de residências, mas com a chegada do verão a tendência é para saírem dos seus bairros e por isso o instituto está também atento a esta situação.

Com as escolas encerradas, o cenário contrasta com o dos anos anteriores em que no dia 1º de Junho os estabelecimentos de ensino, sobretudo os de ensino básico, estavam apinhadas de crianças e adolescentes, mas também de pessoas adultas, para celebrar o Dia Internacional das Crianças.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos