Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Fogo: Delegacia de Saúde São Filipe recebeu mais duas mil doses de vacina AstraZeneca

São Filipe, 14 Jun (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de São Filipe recebeu no passado mais duas mil doses da vacina AstraZeneca, disse hoje a delegada Joana Alves, remessa que vai acelerar o processo de vacinação.

A delegacia, que no final de Maio tinha recebido mil doses da vacina, com esta remessa está a acelerar o processo de vacinação às pessoas com idade superior a 45 anos, doentes crónicos, incluindo os doentes mentais, mas também instituições como a Polícia Nacional, professores e pessoal afecto ao Ministério da Educação como guardas, cozinheiras e outros.

A delegada de Saúde avançou que outras instituições públicas estão a ser alvo da campanha de vacinação, como instituições bancárias, da empresa de aeroportuária, cadeia civil e conselho local da Cruz Vermelha.

Neste momento, a meta é vacinar 150 pessoas/dia a nível da Delegacia de Saúde de São Filipe, disse Joana Alves, indicando que além das duas mil doses recebida no passado dia 11 há garantia de reforço do estoque de vacinas ainda esta semana.

Além de São Filipe, a Delegacia de Saúde dos Mosteiros recebeu mil doses da vacina e o Centro de Saúde de Cova Figueira mais 500 doses, totalizando mais de três mil e quinhentas doses da vacina recebida no passado dia 11 de Junho.

Dados disponibilizados hoje pela delegada de Saúde de São Filipe, neste município estão vacinadas 2.232 pessoas com idade superior a 45 anos, doentes crónicos e funcionários de algumas instituições que estão na linha da frente e que se relacionam no dia a dia com as pessoas.

Com relação ao número de casos positivos da covid-19, depois de várias semanas com aumento de casos, na última registou uma diminuição em mais de 50 por cento dos casos.

Ao todo, de um total de 385 amostras analisadas na semana passada foram contabilizados 28 casos positivos, menos 32 que na semana antecedente, sendo as zonas com maior número de casos activos o bairro de Santa Filomena com oito casos e Curral Grande com seis.

Neste momento o município de São Filipe contabiliza 28 casos activos, mas a ilha tem 82 casos, sendo que mais de metade no município dos Mosteiros que tem neste momento 46 casos e Santa Catarina do Fogo com oito casos activos.

Desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020 a ilha do Fogo, ultrapassou os 2.500 diagnosticados (2.645 casos acumulados da covid-19) distribuídos pelos municípios de Santa Catarina com 188 casos acumulados, Mosteiros com 553 e São Filipe com 1.904 casos e 2.550 recuperados sendo Santa Catarina com 177, Mosteiros 505 e São Filipe 1.868, e dez óbitos, cinco em São Filipe, três em Santa Catarina do Fogo e dois nos Mosteiros.

Estão hospitalizados dois pacientes em estado estável, do município dos Mosteiros.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos