Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Fogo: Centro de Saúde de Santa Catarina realiza sexta-feira vacinação da população de Chã das Caldeiras

São Filipe, 16 Jun (Inforpress) – O Centro de Saúde de Cova Figueira, município de Santa Catarina do Fogo, agendou para sexta-feira uma deslocação à Chã das Caldeiras para atendimento médico e vacinação de todas as pessoas com mais de 45 anos.

O processo de vacinação irá decorrer nas instalações da Unidade Sanitária de Base de Chã das Caldeiras e visa facilitar o acesso à vacinação aos moradores desta localidade mais distante da cidade de Cova Figueira onde funciona o posto de vacinação daquele município.

Esta é a segunda deslocação que a equipa do Centro de Saúde de Cova Figueira faz a Chã das Caldeiras e a previsão é para vacinar uma média de 40 pessoas já que o número de inscritos, de momento, é baixo, segundo o responsável do centro, Wilson Xavier.

A mesma fonte disse que estando no local a equipa irá também sensibilizar as pessoas para a vacinação e havendo pessoas interessadas superior a quantidade de doses que vão levar, será agendada uma nova deslocação para a vacinação.

Além de Chã das Caldeiras a equipa de vacinação já se deslocou por duas vezes ao povoado de Achada Furna e tem programado, para os próximos dias, uma terceira deslocação para vacinação das pessoas com idade superior a 45 anos, assim como doentes crónicos com mais de 18 anos e algumas classes profissionais.

O responsável do Centro de Saúde de Cova Figueira avançou ainda que a equipa tem efectuado deslocação ao domicílio para vacinação das pessoas acamadas e com dificuldades para se deslocarem ao centro.

Além da deslocação programada para esta localidade, o centro continua a apelar às pessoas com mais de 45 anos, os professores, policiais, bombeiros e doentes crónicos maiores de 18 anos a fazerem a inscrição para a vacinação contra a covid-19.

O centro recebeu nas últimas três semanas cerca de mil doses de vacina AstraZeneca que está sendo utilizada no processo de vacinação e, segundo Wilson Xavier, tem neste momento cerca de 600 doses de vacina disponíveis para a vacinação nos próximos dias.

O centro calcula que mais de metade, 53 por cento (%), da população idosa do município já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 e no total até o dia 15 de Junho já tinha vacinado uma média de 350 pessoas.

Já a equipa médica faz deslocação mensal a três localidades, nomeadamente Chã das Caldeiras, Achada Furna e Fonte Aleixo Sul que dispõe de estruturas de unidades sanitárias de base para o atendimento médico, referiu Wilson Xavier, sublinhando que também retomou as visitas domiciliárias.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos