Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Feira de Artesanato de Cabo Verde vai acontecer em todos os municípios

Mindelo, 26 Ago (Inforpress) – O director do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) avançou hoje à imprensa que a Feira de Artesanato de Cabo Verde, Urdi 2020, vai acontecer em todos os municípios devido à pandemia da covid-19.

Conforme Irlando Ferreira, este ano decidiram reestruturar a Urdi por causa da pandemia, mas há alguns projectos em que não se mexeu com a sua essência, caso do concurso do design em que o criativo cria dentro do seu espaço.

Mas para a feira, adiantou, foi pensado um novo modelo de circuito nacional de artesanato para fazer uma interligação entre o público e os artesãos, em todas as ilhas. Isto, sustentou, para evitar aglomerações na Praça Nova em São Vicente.

“Se calhar não chegaríamos nesta solução tão rápido se não tivéssemos colocado essa problemática da covid-19. Então, este ano, a principal tarefa do CNAD e de toda a equipa é fazer com que a o artesão e o público tenha uma interligação em todas as ilhas”, explicou o responsável para quem este “modelo mix” pode servir nos próximos anos.

A ideia, acrescentou, é não só ter a feira na Praça Nova mas criar um circuito em que, de 25 a 29 de Novembro, os artesãos estarão nos seus ateliês a criar e recebem o público que lhes vai visitar e conhecer o artesanato cabo-verdiano.

Este ano, a 4ª edição do concurso de design da URDI decorre sob o tema “Equilíbrio, Ecologia e Criatividade” e terá como foco “Lossguia – Mar na Criação”.

O objectivo é lançar um desafio a todos os designers, artesãos, arquitectos e demais criativos no arquipélago e na diáspora que queiram desenvolver e submeter projectos de design que explorem as mais diversas acções que se relacionam com o mar.

As candidaturas a este concurso acontecem até 20 de Setembro. O anúncio das propostas seleccionadas será feito no dia 25 de Setembro, a execução dos projectos acontece até 11 de Novembro e a inauguração do Salão Created in Cabo Verde a 26 de Novembro.

Haverá a assinatura de contrato de produção entre CNAD e os autores seleccionados para a comercialização das peças, após encerramento do salão, e a criação do catálogo do Salão Created in Cabo Verde.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos