Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Especialista aponta a internet como um aliado para vencer o novo coronavírus

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – O director de Segurança de Informação e Compliance do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), Adilson Rodrigues, considerou que a internet tem sido um aliado importante no combate ao novo coronavírus (covid-19).

“Neste momento tão difícil e atípico que a humanidade atravessa apelo à consciência colectiva para que se redobrem os esforços para que possamos vencer essa pandemia do novo coronavírus. A internet tem sido um aliado importante”, afirmou em entrevista à Inforpress no âmbito do Dia Mundial da Internet assinalado a 17 de Maio.

Para Adilson Rodrigues “a internet será um aliado ainda mais importante” se, em conjunto, se conseguir acelerar a transformação digital do País, desenvolvendo e disponibilizando soluções inovadoras voltadas para o quotidiano, para a produtividade, para a competitividade e para bem-estar social.

O director de Segurança de Informação e Compliance frisou, entretanto, que a internet é um espaço livre onde tudo o que acontece no mundo físico pode ser potenciado, incluindo toda a espécie de crimes e ameaças à segurança das pessoas e de infra-estruturas, explicando que, ataques cibernéticos representam uma ameaça directa à segurança dos cidadãos e ao bom funcionamento do Estado como um todo.

“Estes ataques estão longe de serem apenas simples ataques perpetuados por jovens hackers sem motivações especiais, pelo contrário são cada vez mais sistematizados com intenções cada vez mais maliciosas, desde o roubo de dados (cartão bancário, visa, fotos/vídeos íntimos), desvio de dinheiro, espionagem, pornografia de vingança”, sublinhou.

Consciente de que não existe segurança a 100%, Adilson Rodrigues deixou alguns cuidados a tomar, nomeadamente, alterar sempre a senha (password), instalar e/ou actualizar programa de anti-virus em todos os dispositivos conectados na internet, verificar definições de privacidade da conta de rede social, realizar cópia de segurança regularmente, não responder mensagens e chamadas suspeitas, não abrir hiperligação ou anexos em mensagens de correio electrónico não solicitados, entre outros.

O perigo na internet também afecta as crianças mas segundo Adilson Rodrigues a prevenção da violência, a promoção da igualdade de género e do respeito pelos outros, deve ser uma prioridade no cuidado das crianças, uma vez que é fundamental para o seu desenvolvimento, todavia, devido à sua particular complexidade, esta deve ser uma tarefa de todos: famílias, escola e comunidade.

“A família tem um papel muito importante na promoção da segurança das crianças e na resposta imediata perante situações de perigo ou de violência. É importante que a criança sinta que pode partilhar com a sua família acontecimentos positivos do seu dia-a-dia mas também experiências negativas”, considerou.

O responsável defendeu que, para facilitar este processo, é importante a família abordar estes temas nas conversas do dia-a-dia, explicando e mostrando à criança que pode sempre procurar o apoio da família e/ou de uma pessoa adulta de confiança, sendo que relativamente à utilização da internet, é preciso definir algumas estratégias de segurança e supervisionar o uso deste tipo de ferramentas, definindo os limites e regras da sua utilização, estar atento aos conteúdos acedidos e ao comportamento da criança online.

O Dia Mundial da Internet visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos