Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Embaixada de Portugal em Cabo Verde anuncia retoma do atendimento presencial

Cidade da Praia, 04 Jan (Inforpress) – A Embaixada de Portugal em Cabo Verde anunciou hoje a reabertura da secção consular com atendimento presencial ao público, para todos os serviços, após a suspensão da mesma devido a casos suspeitos de covid-19 entre os funcionários.

Numa nota informativa publicada na sua página oficial do facebook, a Embaixada de Portugal em Cabo Verde informou a todos os utentes da Secção Consular da Embaixada de Portugal, na Praia, que o atendimento presencial foi retomado hoje, após o seu encerramento no passado dia 27 de Dezembro.

A mesma fonte afiançou que após esta foram implementadas todas as medidas necessárias ao despiste de casos de infecção por covid-19 abrangendo todos os funcionários da Embaixada.

A nota adianta ainda que todos os utentes que tenham perdido os seus agendamentos, incluindo pedidos de visto, serão contactados a breve trecho para que se proceda ao seu reagendamento.

Cabo Verde registou esta segunda-feira mais 756 casos de infecção por SARS-CoV-2 e aumentou para 4.800 o número total de casos activos no País.

Praia com 172 casos e São Vicente 164 são os municípios com maiores números de casos. Seguem-se os municípios do Sal, com 67, Tarrafal de São Nicolau com 48, Maio com 45, Ribeira de Santo Antão com 44, Santa Catarina de Santiago com 43, Porto Novo com 42 casos positivos.

Boa Vista registou 27 casos, Santa Cruz 19, São Miguel 16, Ribeira Grande de Santiago 12, São Lourenço dos Órgãos 09, Mosteiros 08, Tarrafal de Santiago 07, Ribeira Brava e São Filipe 06 cada, São Salvador Mundo 04, Paul e Brava 02 e Santa Catarina do Fogo com dois.

Outra nota do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) enviada hoje à Inforpress confirma que 87 por cento (%) das cerca de trezentas amostras enviadas ao Instituto Pasteur, de Dakar, confirmaram a presença da variante ómicron em Cabo Verde.

“O aumento exponencial de casos de covid-19 verificado no país, nos últimos dias, fez suspeitar da circulação da variante ómicron. Há menos de uma semana, foram enviadas para esse laboratório, cerca de trezentas amostras, das quais foram processadas 202 que confirmaram a presença da variante ómicron em 87% das amostras processadas”, avançou a mesma fonte.

O INSP adiantou ainda que as amostras enviadas foram, sobretudo, da Ilha de Santiago, e que estão a envidar esforços junto da companhia aérea e dos transportes marítimos para que, nos próximos dias, sejam enviadas amostras referentes às outras ilhas para a sequenciação genómica.

O Instituto Nacional de Saúde Pública alerta, por outro lado, que a variante ómicron é mais contagiosa do que as variantes anteriores, pelo que, reforça o apelo a toda a população cabo-verdiana para uma adesão massiva à vacinação e a redobrar os esforços na implementação das medidas preventivas.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos