Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: DNS apela a uma maior protecção dos idosos num momento em que Praia soma 129 casos

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – O Director Nacional da Saúde (DNS) apelou hoje aos jovens a terem mais consciência da covid-19 e comportamentos positivos para que possam proteger os idosos que tenham em casa.

Artur Correia fez esse apelo na habitual conferência de imprensa para para fazer o ponto da situação do novo coronavírus no arquipélago, advertindo que a covid-19 é um vírus que apresenta gravidade acrescidas para os mais velhos, que fazem parte do grupo de risco, por possuírem outras patologias.

No encontro de hoje com os jornalistas, o responsável da Saúde revelou existência de cinco novos casos positivos na cidade da Praia e dois casos suspeitos a nível nacional, distribuídos entre São Vicente (1) e ilha do Sal, também com um.

Actualizando os dados sobre a covid-19 no País, o director Nacional da Saúde informou que existem 149 pacientes internados, dos quais 128 estão na Praia, distribuídos 96 na escola hotelaria, 21 no espaço da Cruz Vermelha e os restantes no centro do estádio nacional.

“Nestes três centros de internamento, para além dos cerca de 7 ou 8 internados no Hospital Agostinho Neto, dizer que todos esses indivíduos foram sujeitos ao exame por covid-19 e que resultou positivo”, disse, realçando, por outro lado, que nestes espaços não há ninguém que não esteja com vírus.

Artur Correia comunicou ainda, que a única doente que estava internada em São Vicente já recebeu alta, isso após fazer o segundo exame que resultou negativo.

O País, segundo disse, possui em quarentena 484 pessoas, sendo 143 em domiciliar (Tarrafal, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos, São Domingos e em São Vicente) por se tratar de pessoas que estiveram em contacto com casos positivos.

Em quarentena obrigatória, de acordo com o responsável, existirem 341 pessoas, sendo 311 no concelho da Praia.

A nível nacional, salientou, existirem 245 amostras pendentes, sendo a Praia o concelho com maior número, ou seja, 244.

Até hoje, o País registou 191 casos, sendo que desses 68% são do concelho da Praia, tendo a Boa Vista continuado estável.

Questionado sobre os vídeos a circular na rede social feitos por pessoas que se encontram em quarentena, aquele responsável de saúde avançou saber disso, mas afirmou que como profissional quer perceber as razões que estão por detrás dos vídeos postados.

Quanto à possibilidade de algumas pessoas manterem em quarentena em suas próprias casas, Artur Correia informou que se está a fazer um trabalho, inventariando a possibilidade de pessoas que têm condições poderem fazer isolamento nas suas residências.

No que respeita às medidas preventivas que devem ser praticadas por todos, Artur Correia deixa uma vez mais o apelo de todos respeitarem as medidas necessárias de prevenção do covid-19.

A pandemia de Covid-19 já matou 257.687 pessoas e infectou mais de 3,6 milhões em todo o mundo. De acordo com os dados reunidos pela agência France Presse, foram registados 257.687 mortos e mais de 3.675.860 casos infectados em 195 países.

Em África o número de mortes provocadas pela covid-19 subiu para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registada em 53 países.

Já os Estados Unidos registaram  em 24 horas 2.333 mortos e com 1,2 milhões de casos identificados.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos