Covid-19: Director Nacional da Saúde diz que maioria dos óbitos ocorre em pessoas com mais de 60 anos

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – O Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, disse hoje em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, que a maioria dos óbitos provocados pela covid-19, em Cabo Verde, acontece em pessoas com idade superior a 60 anos.

“Praticamente 80% dos óbitos são de pessoas idosas. Uma boa parte delas são pessoas que tinham outros problemas de saúde, nomeadamente, diabetes, mas sobretudo problemas cardiovasculares e hipertensão”, explicou o responsável.

Segundo Jorge Noel Barreto, uma boa parte dessas pessoas, que acabaram por falecer, também tinham hipertensão arterial e diabetes, juntos.

“São dois factores agravantes. E é o mais frequente de nós encontrarmos nesses casos. A hipertensão é muito mais frequente, entre 10 a 15% das pessoas que morrem” informou este responsável completando que as pessoas com diabetes vêm logo a seguir, representando 06 a 08 por cento (%).

Outros problemas “são muito menos frequentes”, segundo Jorge Noel Barreto, nomeadamente o uso abusivo do álcool.

“Mas é sobretudo a hipertensão e a diabetes que acabam por provocar problemas em outros órgãos como os rins e acaba por depois haver uma falência de todos os órgãos o que leva a pessoa a morrer por causa da inflamação que acontece devido à covid-19”, complementou.

Cabo Verde registou hoje mais uma morte provocada pelo novo coronavírus, elevando para 102 o número de óbitos no País, num dia em que foram contabilizadas 61 novas infecções e outros 91 doentes recuperados da covid-19.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, o óbito foi registado no concelho da Praia, que até então regista o maior número de mortes, 56, causados pela pandemia em Cabo Verde.

Com esta actualização, o País passa a contabilizar 627 casos activos, 8.829 recuperados, 102 óbitos, dois doentes transferidos e um total acumulado de 9.560 casos positivos.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, os novos casos foram registados nos concelhos da Praia (35), Santa Catarina (03), Santa Cruz (02), São Lourenço dos Órgãos (06), São Filipe (03), Mosteiros (01), Porto Novo (04) e São Vicente (07).

O Ministério da Saúde e da Segurança Social reforçou o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

Segundo o balanço diário da agência francesa AFP a pandemia da covid-19 já provocou mais de 1,26 milhões de mortos no mundo desde Dezembro do ano passado.

GSF/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos