Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Director nacional da Saúde admite casos em São Vicente sem ligação a pessoas provenientes de outras ilhas

Cidade da Praia, 02 Set (Inforpress) – O director nacional da Saúde admitiu hoje que São Vicente tem registado “uns dois casos” de covid-19  sem ligação a pessoas provenientes de outras ilhas e que Mosteiros (Fogo) vai ser reforçado com mais pessoal médico.

“Neste momento, ainda a investigação continua e nos próximos dias vamos ter esta certeza [se se trata de casos de transmissão local]  e tomar as medidas que se impõem”, precisou Artur Correia, adiantando, contudo, que o sistema de vigilância em São Vicente “funciona muito bem”.

Segundo aquele responsável,   que falava na  habitual conferência de imprensa para o balanço da situação pandémica da covid-19 em Cabo Verde, caso venha a  ser confirmado que a transmissão do vírus é local,  vai-se “rapidamente controlar a situação”.

Em relação à situação da pandemia nos Mosteiros, o director nacional da Saúde sublinhou que ela está a tornar-se “preocupante” , mas garantiu que se está a fazer tudo para que o reforço do pessoal médico chegue “ainda esta semana, ou seja, quinta-feira, 03, ou sexta-feira, 04,  àquele município.

Artur Correia revelou ainda que neste momento encontram-se internados em estabelecimentos hospitalares 22 doentes, sendo 11 no Hospital Agostinho Neto (Praia), um dos quais em “estado crítico”, três no Hospital Batista de Sousa, estando um dos pacientes também em estado grave.

Relativamente  ao Hospital Regional Francisco de Assis, na ilha do Fogo, estão internadas três pessoas em “situação estável”, enquanto no  “Santa Rita Viera”, em Santa Catarina, registam-se cinco casos internados, sendo que um necessita receber oxigénio.

O Boletim Epidemiológico (BE) do Ministério da Saúde anunciou hoje um total de 78 novos casos e, de acordo com o director nacional da Saúde, dizem respeito aos dias 25, 26, 27, 28, 29 e 30 de Agosto.

A todo, foram analisadas 376 amostras e,  em termos de recuperados, há a assinalar 37 na Praia, 27 ( Ribeira Grande de Santiago) dois em Santa Catarina um em São Miguel, um em São Lourenço e três nos Mosteiros.

Com os dados desta quarta-feira, Cabo Verde passa a contabilizar 545 casos activos, 3460 recuperados, 41 óbitos, dois  transferidos, perfazendo um total de 4048 casos positivos acumulados.

A pandemia da covid-19 já provocou pelo menos 851.071 mortos e infectou mais de 25,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos