Ribeira Grande, 17 Mar (Inforpress) – A delegada de Saúde do concelho da Ribeira Grande, Florentina Lima, está preocupada com o aumento o número de casos acumulados da covid-19 no concelho e notou que a população “abrandou” no cumprimento das medidas sanitárias.
Florentina Lima, que falava hoje à imprensa, afirmou que a maioria dos casos são assintomáticos e quando assim é há “mais” probabilidade de contaminação e propagação do vírus.
Entretanto a mesma fonte afiançou que quando detectam um caso, iniciam logo o processo de despiste com os contactantes da pessoa que testou positivo.
“Como dizem quem procura acha, e com um caso positivo muitos dos que estamos a achar são de pessoas assintomáticas e isso é uma preocupação porque significa que temos o vírus a circular”, explicou a delegada de saúde da Ribeira Grande.
Segundo Florentina Lima a evolução dos casos de covid-19 na Ribeira Grande tem sido por “pico”.
“Tem dias ou semanas que não se regista nenhum caso e também tem tido meses onde temos maior número de casos. Neste momento registamos 24 casos acumulados com foco da covid-19 no vale da Ribeira da Torre, Coculi e Lombo Branco”, frisou Florentina Lima.
A delegada de saúde da Ribeira Grande afirmou ainda que “a pandemia não terminou” e as pessoas tem que ter “consciência” e respeitarem todas as medidas de prevenção.
Apelamos à população para se juntar a nós para que possamos diminuir e combater este novo coronavírus.
Se todos fizerem a sua parte vamos conseguir combater este flagelo da covid-19 que está a aumentar na Ribeira Grande”, lançou o repto.
LFS/HF
Inforpress/ Fim