Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Criança de mãe falecida por Covid-19 no hospital da Praia encontra-se bem, disse Jorge Noel

Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – A criança cuja mãe foi hoje declarada óbito por Covid-19 nasceu por cesariana e se encontra bem, disse o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, em conferência de imprensa.

“Tivemos informação hoje de um óbito que ocorreu no hospital Dr. Agostinho Neto, uma pessoa de sexo feminino, de 31 anos de idade, que se encontrava grávida e que foi internada no dia 17, na Maternidade com situação que se pensou tratar-se de uma complicação da gravidez, mas que depois de testes rápidos e do PCR, por apresentar problemas respiratórios, resultou positivo”, informou Jorge Noel Barreto.

Segundo o responsável, que fazia o ponto de situação da doença no país, a falecida era um contacto de uma pessoa que tinha sido confirmada positiva para coronavírus.

Com esta confirmação, prosseguiu, foi feita a ligação epidemiológico a que se confirmou tratar-se de um contacto, mas por ter apresentado complicações respiratórias decidiu-se por uma cesariana, no sentido de se resolver a situação da criança.

Na sua comunicação e perante a insistência dos jornalistas sobre uma leitura quanto ao aumento de números de caos na Cidade da Praia e no país em menos de um mês, o infectologista explicou que quanto mais testes foram feitos mais casos de infecção por Covid-19 serão diagnosticados.

“Neste momento, fica complicado fazer uma análise do que irá acontecer nos próximos dias, porque vai depender da realização de testes. Nos últimos 15 dias, houve a identificação de um número muito maior de casos, que caso colocado num gráfico dar-nos-ia uma curva ascendente, pelo menos aqui na Praia”, anotou.

Com uma propagação do novo coronavírus activa, Jorge Noel avançou que a maior parte dos casos positivos continua a ser de pessoas que não apresentam sintomas, ou então sintomas muito discretos.

Quanto à possibilidade de ter havido mais um óbito por Covid-19 e não ter sido contabilizado pelo Ministério, aquele responsável esclareceu que a idosa em causa, apesar de todos os familiares terem sido diagnósticos infecção por coronavírus, testou negativo.

Segundo Jorge Noel , informações recebidas até às 15 horas de hoje indicam que o laboratório de virologia da Praia analisou 172 amostras, sendo duas de controlo e 170 para fim diagnóstico.

Destas análises, confirmou a verificação de 25 casos novos, sendo 24 no concelho da Praia e um em Santa Catarina de Santiago.

O infectologista reportou ainda a notificação de nove casos suspeitos, sendo dois no concelho de São Lourenço dos Órgãos, três na ilha do Sal e quatro no Tarrafal de Santiago.

O País, segundo disse, possui um acumulado de casos internados a volta de 451, tendo a Praia 291, Sal 71, São Vicente dois, Santa Cruz 75, Santa Catarina seis , Boa Vista um e Ribeira Grande de Santo Antão com quatro pessoas.

Em relação a casos recuperados, indicou um total de 378, sendo a Praia com 317, São Domingos com um, Boa Vista com 53, São Vicente com oito, Santa Catarina de Santiago com um , Tarrafal de Santiago dois, Santa Cruz quatro e Sal dois.

Em quarentena, disse, estão 1.676 pessoas, a maioria em São Vicente, com 491, Santa Cruz com 424, concelho da Praia com 229, Maio 14, São Domingos 43, Santa Catarina de Santiago 79, Brava 8, São Filipe 10, Porto Novo (Santo Antão) oito, Ribeira Grande (Santo Antão) 31 e São Nicolau 14.

“Neste momento, temos um total acumulado de 848 pessoas identificadas com a infecção pelo novo coronavírus, sendo o concelho da Praia o que contribui com maior parte dos casos, 69%, sendo que os casos activos representam 53% do total acumulado do caso diagnosticados”, assegurou.

Conforme o responsável do Ministério da saúde, neste momento dez concelhos do País contabilizam casos de Covid-19, a taxa global de letalidade está em 0, 34% e a taxa de recuperados em 45,7%.

Jorge Noel afirmou que 76% dos casos registados, até este momento, são de pessoas que não apresentam sintomas sugestivos de Covid-19.

O País passa a contabilizar 849 casos confirmados, dos quais 377 recuperados, 477 activos, dois transferidos e oito óbitos, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

O Município da Praia soma 611 testados positivos, seguido de Santa Cruz 79, Sal 72, Boa Vista 57, Vicente 10, Santa Catarina oito, São Domingos cinco, Ribeira Grande de Santo Antão quatro, Tarrafal de Santiago dois e Ribeira Brava dois.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos