Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19 condiciona festa da Santa Cruz no Coculi

Vila do Coculi, Ribeira Grande, 03 Mai (Inforpress) – A festa da Santa Cruz, orago da freguesia do Santo Crucifixo, no concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, foi, mais uma vez, condicionada pela pandemia da covid-19 e só foram realizadas as celebrações religiosas.

O bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, que presidiu à celebração eucarística da festa da padroeira daquela freguesia, disse à Inforpress que a comunidade paroquial está de parabéns “pela forma como se organiza” e destacou a forma como a comunidade partilhou os frutos do seu trabalho, os bens da terra conforme as capacidades de cada um, durante o ofertório solene.

O prelado do Mindelo falou sobre as origens da festa da Santa Cruz, desde os primeiros tempos da Igreja, e dissertou, igualmente, sobre a dimensão desta festa em tempos de pandemia, “onde há muitas cruzes, muito sofrimento, e é preciso levar a luz que parte da Cruz de Cristo à vida das pessoas e das famílias”.

É que, segundo Dom Ildo Fortes, “a Cruz de Cristo não é derrota nem infâmia, mas uma passagem para a Glória e uma expressão do amor de Deus que ‘amou tanto o mundo que lhe deu o Seu Filho’ a ponto de ele morrer na Cruz por nós”.

“É sempre uma graça celebrarmos uma festa como esta que nos faz voltar às fontes, às nossas raízes e esta paróquia tem a grande alegria de ter como orago a própria Cruz de Cristo”, disse Dom Ildo Fortes, enaltecendo a participação dos paroquianos nessa celebração que decorreu com respeito a todas as recomendações das autoridades sanitárias, com vista à prevenção da covid-19, porque, adiantou o bispo, “a Igreja tem de dar o exemplo”.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, lamentou a necessidade de ter de suspender todas as actividades extra-religiosas da festa da Santa Cruz, mas manifestou-se esperançoso na melhoria das condições sanitárias para que, no próximo ano, possa haver festa à medida dos anos anteriores.

HF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos