Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Com duas semanas sem casos positivos Boa Vista já tem situação consolidada – director nacional de Saúde

Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) – A ilha da Boa Vista já passou duas semanas sem casos positivos de covid-19, adiantou hoje o director nacional de Saúde, que considera que a situação na ilha já está consolidada.

Em conferência de imprensa, durante a qual fez o balanço da semana epidemiológica, Artur Correia disse que neste momento a ilha tem internados em isolamento apenas sete dos 56 infectados, que representam 21 por cento (%) do total dos 260 casos cumulativos registados em Cabo Verde desde o mês de Março.

Boa Vista foi a ilha onde apareceram os primeiros casos e a primeira das duas mortes registadas até este momento pela covid-19 em Cabo Verde. Atingiu o seu pico no dia 15 de Abril, quando foi notificado, de uma vez, um total de 45 casos entre os trabalhadores do hotel que se encontram em isolamento.

Em termos de taxa de ataque, o director nacional de Saúde explicou que na ilha da Boa Vista até este momento é de 3/1000, muito acima da taxa nacional que, actualmente é de 0,4/1000 e da Praia que é de 1/1000, ou seja um caso por cada mil habitantes.

O número total de casos confirmados cumulativos a nível do país, até às 15:00 de hoje era 260, a maioria registada na Praia, 197, correspondente a 76%, Boa Vista com 56, São Vicente com três casos, Tarrafal de Santiago com dois e São Domingos também com dois casos.

O número médio de pessoas em quarentena nas últimas duas semanas oscilou entre 400 e 500 pessoas, o que, segundo Artur Correia, é resultado de toda actividade de investigação na sequência de aparecimento de novos casos e de todo o trabalho que se faz para controlar a epidemia.

“Neste momento, 78% dos casos diagnosticados são a partir de casos assintomáticos que resultam de pesquisas de contacto a partir de casos confirmados e os casos suspeitos representam somente 22%”, sustentou.

Nas últimas 24 horas foram registados mais 14 casos, todos na Cidade da Praia, sendo quatro do Hospital da Trindade, extensão do Hospital Agostinho Neto, que já contabiliza 40 casos de infecção pela covid-19, entre funcionários e pacientes.

Segundo Artur Correia, mais cinco casos suspeitos foram registados, sendo três na Praia, um em Santa Catarina e um São Lourenço dos Órgãos.

No total estão em isolamento 198 pessoas internadas, sendo 189 na Praia, sete na Boa Vista e dois no Tarrafal.

O número de recuperados aumentou para 58 com mais dois doentes a receberem alta hoje na cidade da Praia.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos