Covid-19: Cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço em Cabo Verde

Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – Cerca de 30 mil pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço da vacina contra covid-19 em Cabo Verde, representando 8% das estimativas dos adultos, conforme dados apresentados hoje pelo director nacional de Saúde.

Jorge Noel Barreto adiantou em conferência de imprensa que até este domingo, 23, um total de 29.582 pessoas já tinham sido vacinadas com a dose de reforço, sendo que nesta última semana foi possível vacinar 5.003 pessoas.

Em termos globais indicou que os últimos dados apontam que um total de 313.660 adultos já tinham tomado a primeira dose da vacina contra covid-19 e 266.424 já tinha tomado a segunda dose, representando um total de 71,9%  de pessoas que estão com a vacinação contra a covid-19 completa em Cabo Verde.

Em termos de vacinação dos adolescentes indicou que se tem verificado alguma melhoria em relação aos dados anteriores, apesar de alguma diminuição do ritmo em muitos concelhos que já tinham vacinado a maior parte dos adolescentes.

Neste momento o grande desafio, apontou, tem que ver com a vacinação dos adolescentes que estão fora do ambiente escolar.

“Aí é mais complicado porque não temos a identificação dos adolescentes e vamos continuar a depender da vontade dos pais para levar esses adolescentes para se vacinarem. Vamos realçar mais uma vez que os postos de vacinação estão disponíveis, basta que levem os adolescentes ou eles mesmos podem se dirigir ao centro de vacinação munidos da autorização dos pais”, explicou.

Dados actualizados apontam que há um total acumulado de 41.573 adolescentes que já tomaram uma primeira dose, que corresponde a 70,2% do total estimado de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.

Na cabeça da lista dos concelhos com maiores taxas de vacinação estão Ribeira Brava e São Lourenço dos Órgãos que têm 91,1% de adolescentes estimados já com a primeira dose da vacina e Tarrafal de São Nicolau tem 90,2%.

Já os concelhos de Santa Catarina de Santiago com 51,3%, Tarrafal com 49,6% e São Salvador do Mundo que tem 31,1% são os concelhos onde o ritmo da vacinação, na perspectiva do director nacional de Saúde, precisa ser acelerado de forma que os mesmos possam alcançar os outros concelhos que já têm resultados melhores.

“Os pais e encarregados de educação devem autorizar os seus filhos adolescentes para que sejam vacinados e assim nós possamos terminar essa vacinação o quanto antes para que possamos ficar melhor protegidos, evitar ou pelos menos reduzir a circulação do vírus”, salientou.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde registou um total de 55.401 casos acumulados e 391 óbitos associados à covid-19.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos