Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19:  Câmara da Praia distribuiu 20 mil máscaras às associações comunitárias

Cidade da Praia, 19 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia entregou hoje, no âmbito programa “Stop Covid Praia”, 20 mil máscaras, a serem distribuídas a 24 associações comunitárias, com o objectivo diminuir a incidência do novo coronavírus na capital do País.

No acto de entrega, que aconteceu no pátio dos Paços do Concelho, o edil Óscar Santos disse que a distribuição de máscaras às associações prende-se com o facto de estarem mais perto das pessoas e pelo trabalho que fazem junto da população para cumprimento das medidas sanitárias.

“Nos bairros, ao contrário do que tem acontecido no centro histórico do Platô, as pessoas não usam máscaras e não fazem o distanciamento social, que são medidas importantes para reduzir a transmissão do vírus,”, observou.

Em relação ao programa “Stop Covid Praia”, Óscar Santos informou que na última semana já foram distribuídas cerca de 30 mil máscaras, esperando atingir 200 mil nos próximos dois meses, com o objectivo de ajudar na redução da incidência da covid-19 na Cidade da Praia.

Para além disso, informou que a autarquia vai fazer uma “forte” campanha de sensibilização, “sempre com o apoio das associações”, através de contactos porta a porta para informar sobre as medidas de prevenção.

O autarca acrescentou que, ainda no âmbito deste programa, já foi encerrado o Mercado “Mô na Tchon”, no Sucupira, introduzido medidor de temperaturas no Mercado do Platô e nos Paços do Concelho e colocação de dispensadores de gel no Hospital Agostinho Neto e no Mercado do Platô.

“São um conjunto de medidas que vão levar as pessoas a cuidarem de si mesma e de outras”, indicou Óscar Santos, perspectivando que, “se todas as medidas forem tomadas”, a incidência da covid-19 vai diminuir no espaço de um mês.

Por sua vez, Gerson Pereira, em representação das associações, disse que as máscaras vão ajudar no trabalho de sensibilização do uso de máscaras nas comunidades, uma vez que, conforme constatou, tem havido algum “desleixo” no cumprimento dessa medida preventiva.

Para além dessa incumbência, adiantou que a associação tem feito o trabalho de distribuição de produtos higiénicos, para além de entrega de cestas básicas às famílias mais carenciadas dos bairros.

Gerson Pereira, que é presidente da Associação Kelém em Desenvolvimento, no bairro de Achada Santo António, enalteceu a “boa vontade” da câmara da Praia em trabalhar com a comunidade.

Prometeu, “em nome das associações”, apostar forte no trabalho da sensibilização e demonstrar às pessoas a real situação por que passa a Cidade da Praia.

O programa “Stop covid na Praia” visa reforçar as acções de combate à pandemia do novo coronavírus na capital do país, com acções de sensibilização, campanhas de limpeza nos bairros e mercados e a distribuição de 200 mil máscaras.

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos