Covid-19: Cabo Verde somou hoje mais 132 casos positivos de covid-19 e três óbitos

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – Cabo Verde somou hoje mais 132 casos positivos de covid-19, destacando-se Praia com 48 infecções, São Filipe (Fogo) (28) e Boa Vista 25, e a registar mais três óbitos, anunciaram as autoridades sanitárias.

As mortes ocorreram duas em Santiago, sendo Praia (1) e São Lourenço dos Órgãos (interior de Santiago) (1) e uma outra no Paul (Santo Antão). Em relação a esta última, segundo o infeccionologista Jorge Noel Barreto, aconteceu há uma semana, mas só foi confirmada esta quarta-feira.

De acordo com Jorge Barreto, em conferência de imprensa para actualizar os números dos casos de covid-10 no País, registaram-se 43 altas, sendo 21 na Praia, uma na Ribeira Grande de Santiago, seis em Santa Catarina, um São Salvador do Mundo, duas no Tarrafal, 10 em São Filipe e duas em Santa Catarina do Fogo.

Com estes novos dados , o País passa a contabilizar 1.106 casos activos, 6.835 recuperados, 90 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 8.033 casos positivos acumulados.

Em conferência de imprensa, o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto reiterou o apelo no sentido de as pessoas respeitarem as normas sanitária indicadas pelas autoridade, no quadro da luta contra a pandemia de covid-19 no País, apelo esse reforçado pela presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública INSP), Maria da Luz Lima Mendonça.

Neste momento, em todo o País, está em quarentena um total de 1.189 pessoas, e a presidente do INSP mostrou-se, mais uma vez, “incansável” a apelar às pessoas no sentido de não abandonarem os espaços onde se encontram, porque, disse, só assim se poderá evitar que o vírus se espalhe cada vez mais.

Instada se há uma ligação directa entre as campanhas eleitorais em curso e o aumento de infecções registadas, a responsável do INSP não quis confirmar, alegando que não dispõe de dados para o efeito.

No entanto, reconheceu que tem notado “alguns aglomerados” de pessoas durante os contactos dos candidatos com eleitores.

A poucos dias do encerramento das campanhas, Maria da Luz Mendonça exortou aos candidatos para, de um lado, evitarem o aglomerado das pessoas e, doutro, incentivar os seus apoiantes a usarem as máscaras e respeitar o distanciamento físico, que é “fundamental”.

Pediu, igualmente, “contenção” na noite da divulgação dos resultados eleitorais, porque é “importante” que não se esqueça que o País vive uma situação de pandemia, que é “muito grave”, além de Cabo Verde já registar mais de oito mil casos.

LC/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos