Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde registou hoje mais 92 infecções e dois óbitos na Praia

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) –  Cabo Verde registou hoje duas mortes pela covid-19 e 92 novos casos de infecção, anunciou o médico infeccionologista Jorge Noel Barreto, que não quer que as campanhas eleitorais se tornem num factor de propagação do vírus.

Segundo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, os óbitos aconteceram na Cidade da Praia e trata-se de dois homens, sendo um de 65 anos e outro de 62.

Instado a pronunciar-se sobre o ajuntamento de pessoas que se vem registando nas campanhas eleitorais, o médico infeccionologista renovou o apelo às candidaturas no sentido de observarem as medidas adoptadas pelas autoridades sanitárias e da Comissão Nacional de Eleições.

“Caso contrario, este momento tão importante da democracia pode tornar-se em um factor que pode contribuir para a propagação do vírus”, assinalou Jorge Barreto.

Para este especialista, os partidos políticos e os demais grupos de cidadão devem sensibilizar os seus seguidores para que adoptem as medidas de prevenção, porque só assim se pode ter algum controle do vírus que, disse, “está a circular a nível da comunidade”.

“Apelamos para que as pessoas tenham em atenção não só o uso das máscaras, como também o distanciamento físico”, exortou, acrescentando que até podem ser feitas as visitas porta-a-porta, mas “sempre respeitando o distanciamento e ter sempre o álcool gel para se desinfectarem”.

Perguntado sobre a reabertura das fronteiras aéreas anunciadas pelo Governo para a partir de segunda-feira próxima, disse que “provavelmente as autoridades já terão salvaguardado as condições para que esta retoma seja feita com o mínimo de risco possível”.

Quanto a possível aumento de casos de coronavírus, por causa das campanhas eleitorais, Jorge Barreto prefere, de momento, “não fazer qualquer previsão”.

Relativamente à reabertura das fronteiras, admite que podem ocorrer casos resultantes de passageiros vindos de países infectados.

“Temos que tomar as medidas para tentarmos reduzir, ao máximo possível, estes riscos”, frisou, adiantando, contudo, que o país tem a necessidade de reabrir as suas fronteiras.

Em termos de recuperados, foi anunciado um total de 110 (Praia 65; Santa Catarina cinco; Ribeira Grande de Santiago quatro; Tarrafal um; Santa Cruz quatro; São Lourenço dos Órgãos seis; São Domingos 15; São Filipe um; Santa Catarina Fogo dois; São Vicente dois; Porto Novo um; e Sal quatro).

Com os novos dados revelados, o país passa a contabilizar 802 casos activos, 5.932 recuperados, 73 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 6.809 casos positivos acumulados.

O número de casos de infecção pela covid-19 revelado esta sexta-feira, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, é o resultado de 530 testes realizados.

O país passa a contabilizar 802 casos activos, 5.932 casos recuperados, 73 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 6.809 casos positivos acumulados.

Aproveitamos a oportunidade, para apresentar as nossas sentidas condolências às famílias enlutadas, pelos óbitos ocorridos no concelho da Praia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e três mil mortos e mais de 36,5 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos