Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde regista mais oito casos suspeitos nas últimas 24 horas

Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) – O sistema de vigilância sanitária detectou nas últimas 24 horas mais oito casos suspeitos de infecção pela covid-19 no País, a informação foi hoje avançada em conferência  de imprensa pelo director nacional da Saúde, Artur Correia.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação a nível nacional, aquele responsável declarou que dois dos casos suspeitos foram registados na ilha da Boa Vista, quatro em São Vicente, um na Cidade da Praia e um em Santa Catarina de Santiago.

Os resultados dos outros dois casos suspeitos da Praia e Santa Catarina, avançados anteriormente, foram negativos, conforme avançou Artur Correia.

“Estamos a aguardar, a todo o momento, os resultados de amostras que chegaram da Boa Vista. Os resultados devem sair ainda hoje”, disse Artur Correia, precisando que chegaram da Boa Vista 28 amostras, fundamentalmente relacionadas com o pessoal do hotel Karamboa, incluindo “os dois tais casos suspeitos”.

O director nacional da Saúde considerou ainda que estão para chegar, ainda hoje, 30 amostras de São Vicente, que também se incluem “nos tais quatro casos suspeitos”, mas que só nesta segunda-feira se saberá a reposta.

Em relação a quarentena domiciliar, Artur Correia avançou que há, a nível do País, cerca 530 pessoas nesta situação, fundamentalmente em São Vicente e Boa vista.

“Hoje saíram de quarentena as 207 pessoas que estavam em quarentena na Boa Vista foram todos submetidos a testes e aguardam os resultados em quarentena domiciliar e todos eles estavam assintomáticos”, precisou.

Em relação a São Vicente, Artur Correia avançou que há mais de 200 pessoas em quarentena domiciliar, “fundamentalmente” indivíduos ligados ao caso confirmado.

“São pessoas com ligações directas e indirectas, incluindo familiares dos profissionais de saúde que estão em quarentena domiciliar a espera de serem feitos testes”, afiançou.

Quanto ao último caso confirmado na cidade da Praia, Artur Correia detalhou que se trata de uma criança de 11 anos.

Cabo Verde cumpre hoje 15 dias, de 20 previstos, de estado de emergência para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus, com a população obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações interilhas e para o exterior suspensas.

O País regista até então oito casos confirmados, entre os quais um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 109 mil mortos e infectou quase 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infecção, quase 360 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os Estados Unidos são o país que regista o maior número de mortes, contabilizando 20.608 até hoje, e aquele que tem mais infectados, com mais de 530 mil casos confirmados.

O continente europeu, com quase 910 mil infectados e mais de 75 mil mortos, é o que regista o maior número de casos.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos