Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde regista 90 casos positivos – Direcção Nacional de Saúde

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – Cabo Verde tem neste momento 90 casos positivos da covid-19, com as ilhas da Boa Vista e Santiago a registarem o maior número de infectados, revelou hoje o director nacional de Saúde, Artur Correia.

Na habitual conferência para fazer a actualização dos dados sobre o novo coronavírus no País, o responsável da Saúde afirmou que esse aumento já era esperado neste momento da pandemia.

Segundo avançou, o arquipélago tem 90 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 53 na ilha da Boa Vista, 33 na Praia, 2 em Tarrafal de Santiago, 1 São Domingos e 1 em São Vicente.

“Temos hoje seis casos suspeitos, quatro da Boa Vista e dois de Santa Catarina, foram analisadas 60 amostras, sendo 19 da Praia, 18 negativos e um positivo, quatro amostras da Cidade Velha negativas, 20 da Boa Vista negativas e das sete do Tarrafal, um caso deu positivo”, enumerou.

Apontou que actualmente 206 amostras estão em curso, 141 da Boa Vista e 65 do concelho da Praia, 93 pessoas estão em quarentena domiciliar em diversos concelhos, mas grande parte encontra-se no Tarrafal e Santa Catarina, decorrente da investigação e dos contactos feitos e que estavam relacionados com os casos positivos.

“Temos 298 pessoas em quarentena obrigatória a nível nacional, 291 na praia relacionados com os casos em investigação e com as amostras que estão por analisar”, acrescentou.

Na ocasião, disse que o “grande desafio” será o pós-estado de emergência para continuar nesse mesmo ritmo, sem situações alarmantes e enchentes nas estruturas de Saúde.

“Com o pós-estado de emergência o vírus vai continuar e vamos fazer todos os possíveis para tirar partido dos ganhos conseguidos e que permitiu um abrandamento de números diagnosticados no país e que as estruturas de saúde não fossem sufocadas e invadidas com enchentes de pessoas como tem acontecido um pouco por todo mundo”, mencionou, realçando que a população teve um “papel fundamental” nesse processo.

Artur Correia assegurou que vão fazer de tudo para que o vírus não chegue às outras ilhas, mas caso isso não for possível disse que esperam ter a colaboração da população para evitar a propagação da doença.

Informou que há um conjunto de medidas preventivas para ajudar na prevenção na fase pós-estado de emergência, que no seu entender serão fundamentais para sucesso do País nessa caminhada contra a covid-19, que já infectou 90 pessoas em Cabo Verde.

Dos casos confirmados até hoje, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado na Cidade da Praia.

Desde o dia 18 de Abril que está em vigor um segundo período de estado de emergência em Cabo Verde, decretado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, sendo que para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, vai até às 24:00 de 02 de Maio, e nas restantes ilhas habitadas, sem casos diagnosticados, o estado de emergência vai até às 24:00 de 26 de Abril.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano tem 29.053 infectados, 1.331 mortos e 8.364 pessoas já recuperadas em 52 países.

AV/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos