Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde regista 32 casos positivos e 61 recuperados nas últimas 24 horas

Cidade da Praia, 01 Mar (Inforpress) – O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, anunciou hoje mais 32 infecções pela covid-19, num total de 312 amostras testadas nos laboratórios de virologia do País e 61 recuperados em diferentes concelhos.

A informação sobre os casos positivos da covid-19 foi avançada durante a habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Cabo Verde, realizada na cidade da Praia.

Segundo informou, dessas amostras, foram registados 32 casos positivos, distribuídos pelos concelhos da Praia (11) Santa Cruz (1), São Vicente (2), ilha do Sal (5), Tarrafal de São Nicolau (1), Ribeira Brava (8), Boa Vista (3) e ilha do Maio (1), correspondendo assim a uma taxa de positividade de 10%.

Quanto aos casos suspeitos, prosseguiu, foram identificadas três, sendo dois em São Miguel e um na ilha do Sal.

De acordo com os dados, neste momento, o país tem um total de 347 casos activos em regime de isolamento, representando assim 2,6% do total de casos notificados até agora em Cabo Verde.
Relativamente ao número de recuperados registado nas últimas 24 horas, adiantou que 61 pessoas foram dadas como recuperadas, sendo 34 na Praia, uma em Santa Catarina, duas em Santa Cruz, uma em São Lourenço dos Órgãos, nove no Paul, seis em São Vicente, sete na Boa Vista e uma na ilha do Maio.

“Passamos a ter um total de acumulados de 14.875 de pessoas que já tiveram alta, o que representa 96,4% do total de casos identificados em Cabo Verde do novo coronavírus. E em regime de quarentena à espera do inquérito epidemiológico temos cerca de 268 pessoas e neste momento temos um total de acumulados de 15.432 pessoas que já foram identificadas com infecções de SARS-COV-2”, referiu, afiançando que o país não registou nenhum óbito nas últimas 24 horas.

O director nacional da Saúde avançou, por outro lado, que neste momento estão internadas no Hospital Agostinho Neto quatro pessoas, uma delas em estado grave, acrescentando que no Hospital Santa Rita Vieira, em Santiago Norte, estão internadas oito pessoas, das quais duas em situação “crítica”.

No Hospital Baptista de Sousa estão internadas duas pessoas, em São Francisco de Assis tem neste momento uma pessoa internada, enquanto os hospitais Ramiro Figueira e João Morais não têm ninguém internado com a covid-19.

Com os dados avançados hoje, concluiu, o país passa a contabilizar 397 casos activos, 14875 casos recuperados, 147 óbitos, 5 óbitos por outras causas e 8 transferidos, perfazendo um total de 15432 casos positivos acumulados.

Reforçou ainda o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

Ainda durante a conferência de imprensa, a presidente do INSP, Maria da Luz Lima, avançou que está a circular em Cabo Verde a variante inglesa da SARS-COV 2, tendo considerado “preocupante” a confirmação dessa variante devido à sua alta taxa de contaminação.

Reiterou neste sentido que nos próximos dias a comunicação será reforçada para chamar a atenção da população sobre a nova situação que o país está a viver, devido a pandemia da covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou 2.531.448 mortos em todo o mundo, desde que foi detectada, pela primeira vez, na China, em Dezembro de 2019, avançou hoje a agência francesa AFP, que faz o balanço diário das vítimas da doença.

Os países que registaram maior número de mortes nos últimos relatórios foram os Estados Unidos, com 1.001 vítimas mortais, seguido pelo Brasil (721) e pelo México (458).

CM/JMV

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos