Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – Cabo Verde mantém a tendência crescente de número de casos de covid-19, tendo nas últimas 24 horas registado mais 34 infecções em 126 amostras analisadas, resultando numa de positividade de 27 por cento (%).
De acordo com o comunicado do Governo, 27 doentes foram declarados recuperados nas últimas 24 horas, mantendo o País com 123 casos activos, sendo o concelho da Praia a liderar a lista com maior número de infecções activas (56), seguido de São Vicente com 32 e Ribeira Grande com 11.
Neste momento, apenas sete dos 22 municípios estão sem infecção activa, nomeadamente Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, Tarrafal, São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina do Fogo, Brava e Paul.
A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, anunciou hoje três novos casos de covid-19 da variante Ómicron e da linhagem BQ.1.1 a circular no País, todos na ilha de Santiago, pelo que alerta a população a intensificar medidas de prevenção e a reforçar a sua vacinação.
“Esta linhagem já foi identificada em vários países, pelo que tem sido alvo de preocupação por estar associada a casos graves de covid-19”, disse apelando a população a completar a sua quarta dose de vacinação contra covid-19 já que é única forma de se estar protegido.
Com a actualização de hoje Cabo Verde passa a contabilizar 136 casos activos, 62.259 casos recuperados, 412 óbitos, 46 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 62.862 casos positivos acumulados.
O Governo reforça que o uso de máscaras faciais continua obrigatório nos estabelecimentos de saúde, nas instituições que recebem idosos (centros de dia, lares de idosos ou outra) e que ainda é recomendável o uso de máscaras faciais em qualquer espaço fechado, se a pessoa apresentar sintomas sugestivos de covid-19.
Igualmente reforçar que higienização das mãos para evitar a propagação do vírus continua a ser igualmente importante.
MJB/CP
Inforpress/fim