Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde há uma semana sem óbito e taxa de positividade diária cai para 1%

Cidade da Praia, 02 Ago (Inforpress) – Cabo Verde está há uma semana sem registo de qualquer óbito por covid-19, revelou hoje o director Nacional e Saúde, no dia em que foi notificado apenas oito casos positivos, com a taxa de positividade a situar-se em 1%.

De acordo com os dados apresentados hoje na conferência de imprensa semanal de balanço da situação epidemiológica, das 826 amostras analisadas resultaram oito casos novos positivos, sendo um na Praia, três em Santa Catarina, um em São Lourenço dos órgãos, um em Porto Novo e dois no Sal. 

Os dados indicam ainda que nas últimas 24 horas, 32 infectados foram declarados recuperados, passando o País a contar com um total de 443 casos activos.

O director Nacional de Saúde adiantou que a situação epidemiológica continua a melhorar, embora o ritmo de melhoria esteja menos acelerado do que há algumas semanas atrás.

“Parece que entramos numa situação estacionária e é importante nós termos essa informação, porque significa que apesar das medidas de prevenção que as pessoas estão a adoptar é preciso maior rigor, porque as informações que estamos a divulgar indicam que há circulação de vírus na comunidade”, sustentou.

Em termos de óbitos, adiantou que no mês de Julho foram registados 12 óbitos, representando a metade do número de mortes registadas no mês de Junho e assinalou com satisfação o facto de há uma semana o País não ter registado óbitos por covid-19. 

“Em termos de óbitos há cerca de uma semana que nós não temos óbitos devido á covid-19. O último óbito foi anunciado no dia 25 de Julho e desde essa data não tivemos conhecimentos de mais óbitos por causa da covid-19”, disse.

Entretanto, o País continua neste momento com 11 pessoas internadas, das quais cinco no Hospital Agostinho Neto, quatro no Hospital Baptista de Sousa, uma no Hospital Regional de Santa Rita Vieira e uma no Hospital São Francisco de Assis no Fogo.

Segundo Jorge Noel Barreto, todas as pessoas internadas estão em situação estável, sendo que a maioria estão vacinadas, umas com uma dose e outras com duas doses.

Questionado porque é que essas pessoas vacinadas com as duas doses estavam internadas já que a vacina visa, sobretudo evitar complicações em casos de infecção, Jorge Noel Barreto explicou que são pessoas idosas com outros problemas de saúde, pelo que o seu internamento se deve à necessidade do acompanhamento da evolução já que são grupos de riscos.

Contudo, salientou que todos estão estáveis.

Com a actualização dos dados de hoje o País passa a contabilizar 443 casos ativos 33.068 casos recuperados, 298 óbitos perfazendo um total de 33830 casos positivos acumulados.

No sentido de mitigar as consequências da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, o porta-voz do Ministério de Saúde apelou às pessoas para que adiram à campanha de vacinação contra a covid-19 que está a decorrer em todo o País, para que todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível.

MJB/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos