Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde entra hoje definitivamente na fase de “perigo iminente” à pandemia (c/vídeo)

Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – Cabo Verde entra hoje “definitivamente na fase de perigo iminente” ao Covid-2019 no quadro do Plano Nacional de Contingência, face a confirmação do primeiro caso positivo, testado a um cidadão inglês, na ilha da Boa Vista.

O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, comunicou esta informação à imprensa esta manhã e anunciou que “toda a capacidade de resposta esta sendo adaptada a esta nova fase”, com o “reforço das medidas já implementadas e adopção de novas medidas”.

Numa declaração à imprensa sem direito a perguntas dos jornalistas, o governante anunciou  que vai haver reforço da equipa de saúde na Boa Vista, incluindo médicos, enfermeiros e outros, para além do reforço de materiais, e que equipamento de protecção individual  deverão seguir ainda hoje para a ilha.

Declarou ainda que vai ser ampliada a capacidade de isolamento dos casos suspeitos e da capacidade de resposta.

O ministro de Saúde e da Segurança social explicou que a unidade hoteleira da Boa Vista onde se encontrava o cidadão de nacionalidade inglesa, de 62 anos, conta neste momento com cerca de 850 pessoas entre nacionais, (incluindo 210 funcionários do hotel) e estrangeiros.

Garantiu que o hotel “está de quarentena e com vigilância permanente dos serviços de saúde da ilha”, e explicitou que “não há nenhum caso suspeito de entre as pessoas que se encontram no hotel e nenhum apresenta qualquer sintoma, de momento”.

O governante realçou que todas as medidas de prevenção estão sendo adoptadas, de modo a reduzir o risco de transmissão e de propagação do vírus”.

Cabo Verde registou esta quinta-feira o primeiro caso do Covid-19, ao testar positivo um cidadão de nacionalidade inglesa, de 62 anos, que se encontra internado em isolamento no Centro de Saúde da Boa Vista.

O Governo assegurou que neste momento o quadro clínico do paciente é estável e que se encontra sob os cuidados médicos da equipa da Delegacia de Saúde.

O primeiro-ministro deve falar ao País às 11:30.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do Covid-19, começou em Dezembro na China e infectou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 84 mil recuperaram da doença.

O surto espalhou-se já por 173 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

De acordo com os últimos dados, os países mais afectados depois da China são a Itália, com 2.978 mortes em 35.713 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.361 casos), a Espanha, com 638 mortes (14.769 casos) e a França com 264 mortes (9.134 casos).

Cabo Verde registou até o momento apenas um caso de infecção pelo novo coronavírus.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos