Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde continua hoje com os 55 casos positivos anunciados quarta-feira

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – O Ministério da Saúde confirmou hoje que o País possui neste momento 55 casos positivos da covid-19, dos quais 51 na ilha de Boa Vista, um em São Vicente e três na Praia.

O director nacional da Saúde, Artur Correia, que falava em conferência de imprensa, adiantou que os dois casos suspeitos da Cidade da Praia deram resultados negativos e que dos três suspeitos de Santa Catarina de Santiago dois resultaram negativos enquanto o outro está à espera de resultados.

Avançou ainda, que em São Vicente existe um caso suspeito, cuja amostra já se encontra na Cidade da Praia para exames, e na Boa Vista três casos suspeitos, cuja amostras devem chegar à Cidade da Praia “brevemente”.

“Em quarentena obrigatória temos 28 pessoas na Cidade da Praia, que chegaram da Boa Vista e São Vicente onde estavam a trabalhar. Em São Vicente estão em quarentena domiciliar 234 de pessoas, que resultam da pesquisa activa dos casos suspeitos e de contactos directos e indirectos”, informou.

Segundo o director nacional da Saúde, na ilha do Sal estão 20 pessoa em quarentena domiciliar e em São Nicolau quatro pessoas, sendo que todos que chegaram da ilha de Boa Vista ou da Cidade da Praia onde se encontravam em serviço.

Na ilha da Boa Vista, ressaltou, que todas as 107 pessoas que saíram do Hotel Riu Palace, mais as pessoas negativas que saíram do Hotel Riu Karamboa estão sendo seguidos para a realização das devidas pesquisas epidemiológicas, afim de se poder diagnosticar precocemente todos os casos que venham a acontecer.

Quanto aos 45 casos positivos do Riu Karamboa, informou que estes estão em isolamento e a serem monitorizados e lembrou à população que a taxa de ataque do vírus na ilha não chega a 0,3 por cento (%), pelo que as autoridades tudo irão fazer para dar “combate” para que não haja disseminação.

Questionado sobre onde se encontram os 50 ventiladores que a autoridade da Saúde tem dito existir no País, Artur Correia esquivou-se à pergunta assinalando apenas que na Boa Vista existem sete ventiladores contando com dois do sector privado.

Acrescentou ainda que os 50 ventiladores fazem parte da contagem total que existe a nível nacional, sublinhando, por outro lado, que nem todos estão nas estruturas.

Referindo-se às pessoas que se encontravam em quarentena nos hotéis Trópico e Praia Mar, na Cidade da Praia, e que foram para casa sem que fossem submetidos a quaisquer testes, o director nacional da Saúde explicou que não se tratava de casos suspeitos, mas sim de indivíduos que provieram dos Estados Unidos e da Europa.

Informou que todos estão sendo seguidos e que, na devida altura, caso venham a necessitar, serão alvo de testes para despistagem da covid-19.

Quanto aos reforços técnicos a nível do sector da saúde que podem chegar de Cuba ou China, avançou que o processo está a decorrer.

Artur Correia aproveitou ainda para apelou, uma vez mais, “à confiança e serenidade” para que o País possa “vencer o inimigo desconhecido” que é o novo coronavírus.

No dia em que o Presidente da República prorrogou o estado de emergência nacional com diferenciação de ilhas, sendo nas ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente das 00:00 do dia 18 de Abril até às 24:00 de 02 de Maio, e nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava a duração será de apenas nove dias, até às 24:00 de 26 de Abril, a pandemia da covid-19 já matou pelo menos 137.500 pessoas em todo o mundo.

De acordo com os dados da agência de notícias francesa foram registadas 137.500 mortos e pelo menos 2.083.820 casos de infecção em 193 países, sendo que 450.500 doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no final de Fevereiro, lideram em número de mortes e casos, com 30.985 mortes para 639.664 casos.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afectados são Itália, com 21.645 mortos em 165.155 casos, Espanha com 19.130 óbitos (182.816 casos), França com 17.167 mortos (147.863 casos) e Reino Unido com 12.868 mortos (98.476 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de Dezembro, contabilizou 82.341 casos (46 novos entre quarta-feira e hoje), incluindo 3.342 mortos (não há novos óbitos) e 77.892 curados.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos