Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde completa um mês sem registo de mortes

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – Cabo Verde não contabilizou óbito por covid-19 há cerca de um mês e possui uma taxa de vacinados a nível nacional de 65,8%, disse hoje o director nacional de Saúde.

Jorge Noel Barreto, que falava durante a conferência de imprensa semanal para fazer o ponto de situação sobre a doença, avançou ainda que até 21 de Novembro foram aplicadas, no País, 588.772 doses de vacinas, sendo a maioria da Astrazeneca.

O director nacional de Saúde revelou que 18 concelhos já alcançaram, tendo uns até ultrapassado 70 por cento (%) de população adulta com primeira dose, e municípios como Santa Catarina, Santa Cruz e Tarrafal, na ilha de Santiago, estão atrasados em relação aos outros.

“Em termos de vacinação completa temos dez concelhos com mais de 70% de população adulta com duas doses de vacina, sendo Paul o primeiro com a sua população adulta vacinada completamente”, acrescentou.

Conforme Jorge Noel Barreto, a taxa de cobertura a nível nacional é de 65,8%, o que revela a falta de 15.500 pessoas por vacinar para se poder atingir 70% da população adulta completamente vacinada.

Perante este facto, reforçou o apelo no sentido de as pessoas procurarem os centros de saúde para vacinarem, assim como os que já tomaram a primeira dose, alegando que só assim o país poderá ter adultos completamente vacinados e com menos probabilidade de terem consequências graves devido à covid-19.

Segundo disse, dados do Ministério indicam que 82,4% de cidadãos adultos já estão vacinados com a primeira dose de vacina e 54,8% de jovens estão imunizados.

“Os dados da vacinação são muito bons, mas temos uma meta do Governo que estipula atingir 85% de pessoas adultas vacinadas até ao fim do ano, pelo que gostaríamos que as pessoas procurassem os postos de vacinação e manifestam interesse em ser vacinados”, afirmou, reforçando a ideia de que a vacinação tem efeito positivo na prevenção.

Neste momento, de acordo com Jorge Noel Barreto não existe nenhum concelho com taxa de incidência acumulada acima de 150 por 100 mil habitantes, o que tem contribuído para que a taxa de incidência acumulada a nível nacional, nos últimos 14 dias, seja de 12% por 100 mil habitantes.

Esses indicadores, conforme disse, se forem conjugados com a taxa de incidência acumulada que está inferior a 25% por 100 mil habitantes, a taxa de positividade que está inferior a 4% e o RT inferior a 1%, indica que Cabo Verde está numa zona verde de risco, mas sob controlo.

As autoridades sanitárias anunciaram hoje quatro novos casos positivos da covid-19, diagnosticados no universo de 280 amostras, o que representa uma taxa de positividade de 1,4%.

De acordo com o boletim epidemiológico, as novas infecções foram detectadas nos concelhos da Praia (01), Santa Cruz (01) e Maio (02) onde foram analisadas 22, 13 e 19 amostras, respectivamente.

Cabo Verde passa a contabilizar 37 casos activos, 37.920 casos recuperados, 349 óbitos, 16 por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total acumulado de 38.331 casos positivos. 

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos