Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Cabo Verde anuncia seis casos suspeitos na Praia e Santa Catarina (Santiago)

Cidade da Praia, 13 Abr (Inforpress) – As autoridades de saúde cabo-verdianas informaram hoje a existência de seis casos suspeitos sendo quatro do concelho da Praia e dois em Santa Catrina de Santiago.

Em conferência de imprensa, em que participou o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, o director nacional da Saúde realçou que o facto de se estar a fazer maior investigação e vigilância é possível que mais casos venham a ser suspeitos.

Artur Correia aproveitou ainda para esclarecer que as amostras de São Vicente para teste são no total 29, incluindo os quatros suspeitos, anunciados no domingo pelo Ministério da Saúde.

Informou ainda que já chegou à Cidade da Praia 181 amostras provenientes da Boa Vista, mais concretamente dos trabalhadores do Riu Karamboa, para exames que serão efectuados e anunciados nos próximos dias.

Por sua vez, o ministro da Saúde reconfirmou os dois casos positivos de Boa Vista anunciados no domingo e sublinhou que os 25 testes de amostras provenientes da ilha resultaram negativo.

Para explicar o facto de os trabalhadores terem sido “libertados” para fazer confinamento em casa, Arlindo do Rosário realçou que com a quarentena domiciliária pode-se controlar o risco de contaminação e disse acreditar que “as pessoas vão respeitar, pois, ninguém irá pôr a sua família em risco”.

“Como disse o doutor Artur [Correia], mais casos irão surgir, pois, estamos a alargar a capacidade de detecção mais precoce possível, com resultados em 24 horas e um compromisso de todos os profissionais, mas a luta será ganha se todos se auto responsabilizarem”, disse.

Cabo Verde regista dez casos confirmados de infecção pelo covid-19, sendo um em São Vicente, três na cidade da Praia e seis na Boa Vista, entre os quais um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infectou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infecção, quase 400 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos