Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Brava: Secretário de Estado considera que a ilha está num bom ritmo de vacinação (c/áudio)

Nova Sintra, 17 Jul (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, disse hoje que a ilha Brava encontra-se num “bom ritmo” de vacinação com vista a minimizar os casos de contaminação por covid-19.

Esta análise foi feita à imprensa no final de uma visita de quatro dias à ilha, onde o secretário de Estado esteve acompanhado de uma equipa constituída pelo superintendente dos enfermeiros da região sanitária Fogo – Brava e mais quatro enfermeiros que formaram um grupo para acelerar o processo de vacinação na ilha.

Até agora, o governante realçou que, na ilha, já fizeram mais de duas mil doses de vacina, o que considerou ser “um bom número”, realçando que já estão a alcançar os 50 por cento (%) da população ou mais, aconselhando-os a continuarem com “força e afinco” para que se possa atingir o objectivo final que é, pelo menos, 70% das pessoas vacinadas com a primeira dose até meados de Agosto.

No final desta missão, Evandro Monteiro disse estar “satisfeito”, pois acredita ter cumprido as metas inicialmente estabelecidas, onde a primeira seria a vacinação das pessoas acamadas, o que ficou praticamente concluído.

“Alcançamos as pessoas acamadas na ilha, sobretudo nas zonas de difícil acesso, nomeadamente, na freguesia de Nossa Senhora do Monte”, apontou o governante, realçando que também estiveram na localidade de Lomba Tantum, onde tiveram a informação de que havia uma adesão muito fraca da população a este processo.

“Conseguimos mobilizar a população e percebi que é necessário falar com as pessoas à maneira antiga, explicar e mostrar o porque é necessário fazer esta vacinação e as pessoas aderiram de uma forma natural”, disse a mesma fonte, realçando que a informação que tinha é que havia alguma resistência, mas após a abordagem não teve grandes dificuldades.

Até defendeu a necessidade de abordar as pessoas pessoalmente, olhos nos olhos, sobre a problemática da covid-19 e a necessidade das pessoas se vacinarem, além de toda a campanha que está sendo feita nos mídias, o que diz acreditar que também é uma boa forma de comunicação.

Nos três dias de trabalho no terreno, Evandro Monteiro informou que conseguiram vacinar mais de duzentas pessoas, o que acredita ser um bom número, além de dar algumas orientações do ponto de vista organizativo à equipa de saúde para acelerar o processo.

Avançou ainda que caso houver necessidade a equipa da Brava será reforçada, mas que ficou também o compromisso de a equipa regressar à ilha em meados de Agosto, altura em que se iniciará a aplicação da segunda dose das vacinas.

MC/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos