Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Brava: Rede local de Emprego e Empregabilidade da Brava reprograma actividades e plano de acção

Nova Sintra, 28 Jul (Inforpress) – A rede local de Emprego e Empregabilidade da Brava fez a reprogramação das actividades e do plano de acção até Abril de 2021, tendo em conta a paralisação, durante três meses, devido à pandemia da covid-19.

Esta reprogramação foi feita esta terça-feira, durante a realização da 11ª missão da rede que reuniu presencialmente a equipa do programa CVE/081, núcleo gestor da rede e gestores dos respectivos projectos.

O objectivo, conforme explicou Mário Soares à Inforpress, foi a apresentação do plano de acção que vai de Julho de 2020 a Abril de 2021.

As actividades da rede, conforme o coordenador, deveriam finalizar em Novembro deste ano mas devido à paralisação sofrida com a pandemia, foi necessário alargar o período de realização das mesmas.

Das actividades estão previstas já para o início do mês de Agosto algumas acções de formação, nomeadamente em “mecanismos de inserção laboral” e em “técnicas de financiamento”.

Mário Soares realçou que para estas formações serão respeitadas e garantidas todas as medidas sanitárias exigidas pelo Governo, onde pretendem ter cerca de 20 participantes, incluindo membros da rede ou de alguma outra instituição, “respeitando rigorosamente o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e todas as normas de higienização do local”.

Para os projectos que a rede tem em andamento, informou que para o público-alvo do projecto I, a rede está em concertação com uma empresa no sentido de terem quatro consultores especialistas para ministrarem algumas formações.

Destacou um consultor e especialista em qualidade, que segundo o mesmo vai trabalhar na reciclagem do que os alunos já tinham trabalhado na parte prática e nos workshops de transformação do pescado.

Conforme avançou Mário Soares, também haverá um formador especialista na implementação de cooperativas, que vai elaborar o estatuto das cooperativas, assim como um consultor jurista, que vai dar assistência técnica na criação do estatuto e da cooperativa de acordo com as leis e questões jurídicas para tal.

Além disso, a rede perspectiva ter mais um consultor que vai tratar de todo o processo administrativo da cooperativa, ou seja, o que tem a ver com venda, plano de negócio, despesas entre outros quesitos relacionados com a área.

Para o projecto II, que versa sobre a promoção do Emprego e a Empregabilidade, enfatizou que já tinham iniciado a inscrição para formação de corte e costura e de construção civil, na segunda fase, mas face à situação epidemiológica não foi possível a concretização.

Daí, sublinhou que ficou um compromisso para uma articulação com a entidade financiadora das formações para ver a disponibilidade orçamental para assim poderem avançar com as mesmas.

Nesta 11ª missão, ficou logo uma proposta para a realização da 12ª missão da rede, possivelmente para a primeira semana do mês de Setembro, tendo em conta a questão da ligação inter-ilhas.

A rede local Emprego e Empregabilidade da ilha Brava foi oficializada pela Assembleia Municipal da ilha em Janeiro de 2019 e é apoiada pela Cooperação Luxemburguesa através do Programa Emprego e Empregabilidade CVE/081.

MC/HF

Inforpress /Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos