Covid-19/Brava: Ilha com 14 pessoas em isolamento domiciliar e uma no espaço da delegacia de Saúde

Nova Sintra, 17 Out (Inforpress) – O delegado de Saúde da Brava, Júlio Barros, avançou hoje que na ilha encontram-se 14 pessoas em isolamento domiciliar e uma no isolamento no espaço da delegacia de Saúde.

Em declarações à Inforpress, Júlio Barros explicou que estão a aguardar o resultado de 15 testes PCR que já enviaram para o laboratório de virologia na Cidade da Praia, para assim saber se os contactos dos cinco casos confirmados testam positivo, ou não.

Dos contactos, quatro testes rápidos testaram positivos e os outros contactos e familiares destes, mesmo que não testaram positivos encontram-se em quarentena domiciliar.

Das catorze pessoas no isolamento domiciliar, quatro encontram-se em Ponta Baixo, sendo três PCR positivos e um contacto com teste rápido positivo no aguardo do PCR, quatro em Nossa Senhora do Monte, um contacto com teste rápido positivo aguardando PCR e três familiares a aguardar PCR, cinco em Mato Grande onde um testou positivo no PCR e os outros quatro são contactos, e um na Vila de Nova Sintra com teste rápido positivo no aguardo do PCR.

Quanto aos pacientes este responsável disse que todos estão estáveis, incluindo o que se encontra no espaço do isolamento da delegacia, ressaltando que os, no isolamento domiciliar estão assintomáticos.

A ilha Brava até o passado dia 13 de Outubro que registou os seus primeiros cinco casos positivos confirmados pelo PCR, era a única ilha do País que ainda não tinha contabilizado nenhum caso positivo.

Após o surgimento dos casos, a delegacia de Saúde, o Serviço da Protecção Civil, a Polícia Nacional da esquadra da Brava e outros parceiros têm estado no terreno a fiscalizar às normas e a refrescar às mensagens de protecção e prevenção de forma a evitar a propagação do vírus.

A Inforpress soube hoje, que na viagem Brava – Fogo – Praia, a maioria dos passageiros já começou a se prevenir e apresentaram os seus testes rápidos, conforme tem sido prática nas outras ilhas que já possuem casos positivos da covid-19.

MC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos