Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Brava: Equipa chega à ilha para acelerar processo de vacinação

Nova Sintra, 13 Jul (Inforpress) – Uma equipa chefiada pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, é esperada hoje na ilha Brava para apoiar no processo de vacinação da população para minimizar os casos de contaminação por covid-19.

A informação foi avançada à imprensa pelo delegado de Saúde na ilha, Júlio Barros, avançando que acompanhando o secretário, virá o enfermeiro superintendente dos enfermeiros da região sanitária Fogo – Brava e mais quatro enfermeiros para formar um grupo e acelerar o processo de vacinação na ilha.

Segundo o delegado, até agora já vacinaram mais de 1.500 pessoas, ressaltando que os recursos humanos da ilha neste sector são “muito escassos”.

“O nosso maior problema era a camada jovem, mas já começaram a aderir. Mas, ainda temos os acamados nas zonas dispersas, que implica ter uma equipa constituída por enfermeiros e médicos, o que cria grande problema por falta de recursos humanos”, realçou.

Júlio Barros anunciou que já iniciaram a inoculação com a segunda dose, e, mesmo com uma única equipa, constituída por um registrador e uma enfermeira a aplicar as vacinas, diariamente vacinaram mais de 120 pessoas.

Quanto aos casos de infecções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, informou que a ilha já tem quase 600 casos acumulados, 552 altas, 40 casos activos, dois óbitos, e dois isolados no hospital para cuidados.

Dos casos isolados, o médico explicou que uma idosa, de 93 anos, que possui alguns problemas de saúde, apontando que é amputada, e acamada. O outro, é um homem com 62 anos, que anteriormente sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), fez uma cirurgia em Portugal e ainda possui úlcera decúbito.

De acordo com os dados avançados pelo Ministério da Saúde, Cabo Verde contabiliza 485 casos activos, 32.258 casos recuperados, 290 óbitos, 11 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total acumulado de 33.053 casos positivos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos