Nova Sintra, 11 Nov (Inforpress) – A população de Lomba Tantum, na ilha Brava, foi submetida na terça-feira a testes de despiste da covid-19, onde num universo de 56 testes rápidos, um testou positivo.
A informação foi avançada pelo delegado de saúde, Júlio Barros, após a confirmação pelo PCR (Polymerase Chain Reaction), de oito casos positivos e mais quatro casos suspeitos na localidade de Cachaço.
E, conforme avançou o médico há alguma proximidade de grau familiar entre os moradores de Cachaço e Lomba.
Segundo o médico, com um caso positivo no teste rápido, foram realizados seis PCR, dos contactos e as amostras serão enviadas esta quinta-feira ao laboratório de virologia na ilha do Fogo.
Júlio Barros avançou ainda que na ilha encontram-se 19 pessoas em quarentena domiciliar aguardando respostas de testes PCR que estão pendentes e hoje, deram sete altas dos oito casos positivos de Cachaço.
Sendo assim, desde o surgimento dos primeiros cinco casos positivos no passado dia 13 de Outubro, a Brava contabiliza 22 casos de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 21 já estão recuperados e um activo.
O caso activo, conforme o médico, refere-se a uma senhora que começou a apresentar um quadro de tosse, tendo tido a necessidade de ser medicada, por isso ainda não lhe foi dado alta, mas que neste momento a mesma já se encontra assintomática.
A equipa da delegacia de saúde vai continuar com os testes de despistagem como uma forma de analisar a situação da ilha em termos de infecções da covid-19.
MC/CP
Inforpress/Fim