Covid-19/Brava: Delegacia de Saúde elabora plano para feiras de saúde incluindo testes de despiste

Nova Sintra, 22 Fev (Inforpress) – A equipa da Delegacia de Saúde da Brava inicia, na quarta-feira, a realização de algumas feiras de saúde, incluindo testes de despiste para covid-19, testes de HIV, controlo da pressão arterial, glicemia, entre outros.

Esta decisão saiu de um encontro realizado no final da tarde de hoje pela equipa, onde foi traçado um plano para analisar a situação da saúde na ilha, conforme avançou o delegado, Júlio Barros, à Inforpress, tendo em conta que há mais de dois meses a Brava não possui casos activos da covid-19.

Segundo o médico, a equipa de terreno é constituída pelo pessoal do laboratório da referida instituição, enfermeiros, psicólogo e assistente social, para poderem fazer um acompanhamento completo e caso houver necessidade, os pacientes serão encaminhados à delegacia.

Para se iniciar, informou que vão começar pelos grupos organizados, indicando as equipas de futebol, igrejas e, de seguida, feiras nas comunidades, como uma forma de “analisar a situação de saúde da ilha e mesmo da covid-19 que há mais de dois meses não surgiram casos positivos”.

O último paciente que testou positivo no teste PCR (Polymerase Chain Reaction) recebeu alta no início do mês de Dezembro e a esta data, mesmo tendo sido realizado feiras e testes de despiste nos três centros de maior concentração populacional na ilha, não houve registro de nenhum caso positivo.

Dos casos que surgiram desde o passado dia 13 de Outubro, 24 contaminações, conforme o médico, todos os doentes se recuperaram, realçando que foram assintomáticos e somente um deles teve a necessidade de ficar no espaço do isolamento da Delegacia de Saúde.

Entretanto, Júlio Barros relembrou que a Brava tem recebido pessoas de outras ilhas com casos positivos e activos e mesmo com o controlo de passageiros no cais da Furna, acentuou que é necessário continuar com os despistes para se ter uma “real noção da verdadeira situação da ilha nesta conjuntura”.

De acordo com os dados actualizados hoje, Cabo Verde contabiliza 338 casos ativos, 14.581 casos recuperados, 144 óbitos por Covid-19, cinco óbitos por outras causas, e quatro transferidos, perfazendo um total acumulado de 15.072 casos positivos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos